As mídias sociais da Prefeitura de Cabo Frio entram na era da
acessibilidade. O projeto ‘#PraCegoVer’ é uma campanha de descrição de imagem
para o entendimento de pessoas com deficiência visual. O Departamento de
Mídias Digitais, através da Coordenadoria de Comunicação Social, aderiu a
rashtag.
Com a pergunta na cabeça:
“Já imaginou como as pessoas com deficiência visual fazem para utilizar as
redes sociais?”. A equipe do Departamento de Mídias Digitais responde,
colocando em prática o projeto ‘#PraCegoVer’.
Softwares e aplicativos
reconhecem texto na tela dos smartphones e os narra em áudio por meio de voz
sintetizada. Agora, as imagens serão descritas para melhor entendimento das
postagens no Facebook da prefeitura. Para isso, o usuário tem que baixar no celular
aplicativos de auto descrição para ambiente digital.
“É o primeiro passo
na luta pela inclusão social nas mídias digitais da prefeitura e somos
pioneiros na região” – declara Clóvis Barbosa, coordenador de Mídias
Digitais.
Outra novidade é a
criação de personagens que vão interagir com os internautas que entrarem no
Facebook da prefeitura (https://www.facebook.com/PrefeituradeCaboFrio/).
O primeiro criado foi o
Betinho, de 35 anos, deficiente visual. “Ele está muito feliz que
agora vai poder saber o que as imagens transmitem para quem pode ver e poder
entender por completo, texto e foto, as postagens”- firma Clóvis Barbosa.