Prefeitura de Cabo Frio participa de fórum, em Macaé, sobre proteção, acolhimento e combate à violência contra às mulheres

Encontro acontece nesta quinta (25), das 9h às 16h, no Auditório do Paço macaense

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência dos Direitos da Mulher, vinculada à Secretaria de Assistência Social, participa nesta quinta-feira (25), das 9h às 16h, da primeira edição do I Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, promovido pela Prefeitura de Macaé. O encontro acontece no Auditório do Paço macaense e, segundo os organizadores, além de Cabo Frio, mais 12 cidades confirmaram participação.

O município de Cabo Frio será representado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), ligado à Superintendência dos Direitos da Mulher, que é vinculada à Secretaria de Assistência Social. A participação no fórum faz parte das ações municipais referente ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.

De acordo com a superintendente dos Direitos da Mulher de Cabo Frio, Tânia Lopes, a iniciativa do fórum intermunicipal, proposta pelas gestoras da área de políticas para mulheres de Macaé e Rio das Ostras, é de suma importância. Segundo ela, de imediato, Cabo Frio se colocou como cidade participante para promover o debate sobre a integração do serviço de abrigamento para as mulheres vítimas de violência da Região dos Lagos e adjacências.

“O debate irá possibilitar um intercâmbio de experiências e também conhecer o trabalho da equipe de Campos sobre abrigamento de mulheres. A ideia inicial é que do evento saia uma proposta para instalar um equipamento deste tipo em nossa região. Esperamos que isto se consolide a partir das discussões dos municípios, referentes a todos os aspectos que envolvem essa questão”, explicou Tânia Lopes.

De acordo com os organizadores do fórum, mais do que fomentar as discussões sobre as políticas para as mulheres, o objetivo do evento é promover a construção conjunta dessas diretrizes. Para isso, segundo eles, a proposta é tornar o fórum itinerante, bimestral e sediado, a cada encontro, em uma cidade diferente.

Nesta primeira edição, os debates serão realizados em formato de painéis. No primeiro, os equipamentos dos municípios convidados irão apresentar as condutas praticadas nas respectivas cidades. No segundo painel, Macaé apresentará a Política de Acolhimento Institucional para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.