Prefeitura de Cabo Frio prepara o recadastramento dos servidores ativos e inativos

Além de atualização dos dados, cadastro obrigatório vai atender ao eSocial

Todos os servidores municipais de Cabo Frio, ativos e inativos, devem ficar atentos ao recadastramento obrigatório, que começará no próximo dia 20 de fevereiro e vai até 21 de março. O objetivo é atualizar a base de dados de cada funcionário público do município e, ao mesmo tempo, atender ao eSocial, que é o Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais do governo federal.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Paulo Baía, o recadastramento será realizado em todos os setores da Prefeitura, incluindo as autarquias Comsercaf e Ibascaf. Todos os servidores efetivos, contratados, comissionados e os inativos deverão se recadastrar. Para isso, será necessário a matrícula e senha para acessar o sistema, para preencher as informações solicitadas.

“Esse processo é muito importante para atualizar a base de dados do funcionalismo municipal. Ao acessar o formulário online, o servidor vai informar, por exemplo, se ele tem uma nova especialização, curso ou formação; o setor onde está lotado atualmente; se mudou de endereço; novos dependentes e demais informações cadastrais importantes. Além disso, vamos atender a exigência do governo federal e abastecer o eSocial, que é o sistema que engloba todas as informações referentes ao trabalhador”, explica Paulo Baía.

Na última sexta-feira (4), em reunião com a participação dos secretários de Administração, Paulo Baía, e de Educação, Elicéa da Silveira; do secretário adjunto de Tecnologia da Informação, Miguel Frazão, e das equipes das secretarias, foram discutidos os últimos detalhes do recadastramento.

Paulo Baía destaca ainda que o recadastramento é obrigatório, por determinação legal do governo federal e a implantação do eSocial.

“Todas as secretarias e autarquias serão instruídas a informar e incentivar os servidores a se recadastrar. O procedimento poderá ser feito por celular e também computador. Já estamos preparando vídeos explicativos, para ajudar a todos a acessar o sistema e preencher os dados. Todo o cronograma será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Cabo Frio – site, redes sociais e na mídia. Além disso, também vamos disponibilizar pontos de acesso para os servidores que não têm computador. Também faremos ampla divulgação, basta o servidor ficar atento”, finaliza o secretário de Administração.