Prefeitura de Cabo Frio promove ações com assistidos dos Cras durante o mês do março

Atividades acontecem com os cadastrados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras)

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Proteção Social Básica e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), promove uma série de atividades com os cadastrados do serviço em alusão às datas associadas aos marcos legais do mês de março.

A ação é realizada em referência ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, instituído em 21 de março; à Semana do Consumidor, que acontece de 12 a 18 de março, já que o Dia do Consumidor é em 15 de março; e em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Segundo a coordenadora do SCFV, Iara Cardoso, as ações começam com debates em relação ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. As reflexões sobre o tema são feitas pela Coordenadoria-Geral dos Direitos Humanos, a convite do SCFV. Até o momento, as discussões já foram realizadas nos Cras do Manoel Corrêa e de Tamoios.

O Cras do Monte Alegre recebe o debate na quarta (15); de Botafogo na quinta (16) e do Jacaré na sexta (17), todos sempre às 14h.

“A proposta do SCFV é abordar nos grupos reflexivos as temáticas que atravessam as questões sociais incutidas na sociedade. O racismo, por exemplo, ainda é um tema muito delicado e repleto de impressões veladas. Então, é exatamente um espaço para debate, como essa roda de conversa rica de experiências e ensinamentos pautados em reconhecimento e empoderamento, que está sendo promovida nos equipamentos para que os usuários se relacionem e se apropriem da causa”, explicou a coordenadora do SCFV.

Na ação em alusão à Semana do Código do Consumidor quem conduz a reflexão sobre direitos e deveres é o Procon de Cabo Frio. A atividade acontece na terça (14), às 10h, no Cras de Botafogo; e às 14h no Cras do Manoel Corrêa. O Cras Praia do Siqueira também já recebeu a ação.

Para encerrar os debates sobre os marcos legais, os usuários do SCFV visitam na quarta (29), às 8h as instalações da concessionária Águas de Juturnaíba, como atividade referente ao Dia mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março.