Iniciativa acontece das 8h30 às 17h30 no auditório da Universidade Estácio de Sá
A Prefeitura de Cabo Frio realiza nesta sexta- feira (5) o I Encontro de Educação em Direitos Humanos, que acontece das 8h30 às 17h30, no auditório da Universidade Estácio de Sá, com o tema “Redução de Danos como Política de Cuidado ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas”. A atividade é voltada para profissionais da saúde e assistência social, mas também para quem tiver interesse no tema.
“Esse primeiro Encontro em Cabo Frio é um passo para começar a formar os profissionais em um cuidado ético pensando o respeito aos direitos individuais, coletivos e humanos de cada pessoa. Esse encontro será sobre o cuidado com as pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas a partir da perspectiva do cuidado da redução de danos, para que nós possamos ter uma rede acolhedora que possa ver as drogas como a questão de saúde e assistência social para que o atendimento possa acontecer da melhor forma”, explicou o coordenador-geral de Direitos Humanos, Felipe Fernandes.
A iniciativa será conduzida pelo cientista social Dênis Roberto da Silva Petuco, com formação em precarização do trabalho em saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Educação com dissertação sobre uso de imagens em campanhas de prevenção ao crack pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com tese sobre a constituição de um “campo das drogas” no Brasil.
Além, disso, Petuco é pesquisador em saúde pública na Fundação Oswaldo Cruz, lotado no Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (LABORAT/EPSJV/FIOCRUZ) e tem como áreas de interesse: drogas, políticas de drogas, discursos sobre drogas, cuidado de pessoas que usam álcool e outras drogas, redução de danos, educação e saúde, saúde coletiva, direitos humanos.