Projeto Magia da Dança oferece aulas gratuitas para crianças em Cabo Frio

Iniciativa foi contemplada pelo Edital Gilberto Marques de Fomento à Cultura

O Projeto Magia da Dança, do estúdio Liber’Arte, está colocando a criançada de Cabo Frio para dançar. A iniciativa é mais uma das contempladas pelo Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), Edital Gilberto Marques de Fomento à Cultura, da Prefeitura de Cabo Frio, coordenado pela Secretaria de Cultura. A ação oferece aulas gratuitas para crianças a partir dos dois anos.

Iniciadas em abril, as aulas de dança vão até o dia 26 de maio. A ação atende a crianças dos bairros São Cristóvão, Praia do Siqueira, Guarani, Jardim Caiçara, Parque Burle, Jardim Nautillus, Foguete e Jacaré. Ao todo, o projeto oferece 40 vagas, divididas em duas turmas, a Baby, para crianças com idade entre dois e seis anos, com aulas nas sextas-feiras, às 17h30; e a Infantil, para os pequenos a partir dos sete anos, nas quartas-feiras, às 19h20.

Segundo a professora de dança e autora do projeto, Gabriela Ramos, ainda há seis vagas disponíveis para a turma Infantil. Os interessados podem procurar a Casa de Dança Liber’Arte, que fica na Rua da Independência, 620, Casa 2, em São Cristóvão. Para a inscrição é preciso levar cópias do RG do responsável e da criança (também pode ser a certidão de nascimento), do comprovante de residência e de matrícula no ensino regular e assinar o termo de autorização de uso de imagem.

Ainda segundo Gabriela, o objetivo principal do Projeto Magia da Dança é auxiliar a criança no desenvolvimento motor, trabalhar musicalidade, ritmo, espacialidade através da dança.

“Buscamos mostrar a grandiosidade dessa arte e as possibilidades de conhecimento e desenvolvimento corporal que ela nos permite vivenciar. E, graças ao Edital Gilberto Marques, temos a oportunidade de proporcionar para a população essa experiência. Percebemos que a maioria das crianças que chegaram à Liber’Arte, os responsáveis não têm condições de pagar por aulas de dança e graças ao projeto, os filhos podem aprender a dançar e a se desenvolver com esta arte. Todos estão torcendo para que o projeto continue. E é o que queremos. Por essa razão, estamos aguardando ansiosamente pelo próximo edital”, afirma Gabriela Ramos.

Ela conta também que, além de beneficiar as crianças, o projeto gera emprego e renda.

“Estamos gerando emprego, pois contratamos professoras, auxiliares e até costureira para fazer as blusas do uniforme do projeto, além do material gráfico, equipe de filmagem, edição e divulgação na TV. A Liber’Arte está há nove anos levando o nome de Cabo Frio para diversas cidades em mostras e competições. O último foi no dia 21 de abril, quando participamos de um festival com 14 coreografias e todas foram premiadas. Queremos expandir e levar a dança para mais camadas da população e o Edital Gilberto Marques nos proporcionou isso”, finaliza a professora de dança.