Prefeitura de Cabo Frio promove passeio para assistidos do Centro Dia

Usuários farão visitação à ONG Fundação Santo Agostinho nesta sexta (18)

A Prefeitura de Cabo Frio promove na sexta-feira (18), a partir das 13h, mais uma atividade externa para os assistidos do Centro Dia, equipamento da Superintendência de Proteção Social Especial, que é vinculada à Secretaria de Assistência Social. A iniciativa será uma visitação à ONG Fundação Santo Agostinho, conhecida como Turma do Sítio.

Cerca de 45 pessoas, entre assistidos, responsáveis e equipe técnica, vão participar da atividade, que prevê visitação a todas as dependências do local, apresentação dos recursos, do núcleo de agroecologia e do prédio do Aprender Brincar.

“O acesso ao lazer e a convivência comunitária são direitos básicos que são preservados e fortalecidos nesses eventos promovidos pelo Centro Dia. Com a pandemia, devido à necessidade de isolamento, estas atividades foram muito prejudicadas quando se trata de pessoa com deficiência. Por isso, buscamos restituí-los com essas ações”, explicou a superintendente da Proteção Social Especial, Mariana Rangel.

Segundo ela, o objetivo do passeio é “despertar o olhar para novas aprendizagens, inclusive sobre a importância de cuidar e preservar os ambientes e o contato com a natureza, além de estimular, também, as relações sociais em espaços de convivência e lazer”.

“A visita com os assistidos possui a função de proporcionar momentos de convivência entre os envolvidos. Na Turma do Sítio, eles poderão aproveitar um ambiente com atrações voltadas à natureza e ao aprendizado de forma prazerosa e agradável”, ponderou a coordenadora do Centro Dia, Marilda Mendes.

Para o passeio, os assistidos e responsáveis serão acompanhados de toda a equipe técnica do Centro Dia composta pela coordenação, assistente social, cuidador, facilitador e administrativo, além da equipe da Superintendência de Proteção Social Especial.

O Centro Dia é um equipamento da Superintendência de Proteção Social Especial, que é vinculada à Secretaria de Assistência Social. É um espaço voltado para o atendimento de pessoas com deficiência que tenham a partir de 18 anos. O local oferece oficinas e uma atividade ao ar livre por mês.