Prefeitura de Cabo Frio realiza abertura de envelopes do chamamento público para aquisição de merenda escolar da Agricultura Familiar

Ato teve transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria de Educação

Quatro associações de agricultores rurais estão aptas a concorrer no processo de aquisição da merenda escolar da agricultura familiar, em Cabo Frio. A abertura dos envelopes com as propostas ocorreu na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Escola Edilson Duarte, no bairro Jardim Caiçara, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação.

Associação de Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento e Economia Solidária de Campos Novos; Cooperativa de Agricultores Familiares do Rio Pardo (COOPARIO); Associação de Produtores Rurais de Serra Verde e Associação Gavetinha apresentaram todas as documentações exigidas em edital e seguem no processo. O valor total para contratação é de até R$ 2.160.120,75.

Agora, a comissão de Agricultura Familiar da Secretaria de Educação terá três dias para analisar, de forma meticulosa, todos os documentos apresentados. O resultado será divulgado através dos mecanismos de transparência e nos canais de comunicação do município. Após a divulgação, caso haja alguma divergência, os produtores poderão entrar com pedido de recurso, que serão avaliados caso a caso.

A cerimônia de recebimento dos envelopes foi acompanhada de perto pelos proponentes e pelas autoridades municipais, incluindo os secretários de Governo, Davi Souza; de Educação, Elicéa da Silveira e de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito. Também estavam presentes o subprocurador do município, Antônio Neto, e Anderson Oliveira, da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer).

A presidente da comissão de licitação, Bianca Moreira, explicou que não havendo maiores entraves, a expectativa é que já no final de setembro os contratos estejam assinados e, na sequência, os produtos comecem a ser entregues nas unidades escolares.

A secretária de Educação, Elicéa da Silveira, abriu o ato explicando que aquele era um momento importante para a atual gestão, que retoma a aquisição de pelo menos 30% de merenda escolar proveniente da agricultura familiar, o que não ocorria há pelo menos dois anos.

“Há muito trabalho e dedicação envolvidos nessa ação de hoje. Cumprimos diversas etapas de um processo trabalhoso e que exige uma logística de trabalho e dedicação. A aquisição dessa produção rural local vai fortalecer a economia do município a longo prazo. O desenvolvimento das áreas rurais de Cabo Frio, como todos sabem, é uma prioridade para o prefeito, José Bonifácio”, enfatizou.

As associações vencedoras fornecerão ao município abacaxi, abóbora vermelha, aipim, alface lisa, banana prata, cheiro verde, couve, laranja seleta, pimentão verde, beterraba e batata doce, para o ano letivo de 2021.