Prefeitura de Cabo Frio realiza ação do CadÚnico para responsáveis e alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte

Ação que acontece no prédio da escola na sexta (28), das 9h às 15h, é para participação dos estudantes no projeto “Acessuas Trabalho na Escola”

A Prefeitura de Cabo Frio realiza, na sexta-feira (28), das 9h às 15h, a atualização e o cadastramento no CadÚnico dos responsáveis e dos estudantes da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara. A inclusão no sistema federal é um dos critérios de participação no projeto “Acessuas Trabalho na Escola”, cujo projeto-piloto será iniciado em junho com os estudantes.

“Por ser um instrumento do Governo Federal, o Programa Acessuas Trabalho necessita que as famílias com perfil para participar das oficinas estejam inseridas no CadÚnico. Além disso, é fundamental que elas mantenham o cadastro atualizado para que tenham garantidos direitos que têm como prerrogativa constar do sistema federal”, explicou a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio, Marluce Ferreira.

A iniciativa é uma parceria entre o programa Acessuas Trabalho; os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e a equipe do CadÚnico. Os documentos são necessários para todos os familiares da residência, tanto para atualização quanto para primeiro cadastro. Para se cadastrar, basta comparecer no Cras da área de abrangência.

Para os adultos é preciso apresentar identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência atual, que pode ser no nome de alguém da casa, caso não esteja no nome do titular do benefício. Para as crianças, é necessário apresentar certidão de nascimento; declaração escolar e; para crianças de zero a sete anos, o cartão de vacina.

Segundo a equipe do CadÚnico, para cadastro novo é necessário apresentar originais e cópias dos documentos citados e para atualização de cadastro apenas os originais. As cópias são necessárias apenas quando for incluir alguém da residência.

Projeto-piloto no Edilson Duarte

A iniciativa é uma ação entre a Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio da Superintendência de Proteção Social Básica, e a Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada da Gestão Educacional da Secretaria de Educação (Geduc).

O projeto consiste ofertar a oficina “De olho no Meu 1º Emprego”, que acontece em quatro encontros, sendo um por semana, no contraturno escolar. Há ainda um módulo extra de visitação a espaços corporativos para quem completar os quatro encontros.

As oficinas serão realizadas às segundas, nos dias 5, 12, 19 e 26 de junho, no período da manhã; e às terças, nos dias 6, 13, 20 e 27, no período da tarde. A visitação aos espaços corporativos será nos dias 3 e 4 de julho.

No último encontro, que é o módulo quatro, haverá o sorteio de bolsa integral para curso profissionalizante no Instituto Ser de Qualificação e no Cebrac Cursos Profissionalizantes. Além disso, todos os alunos que completarem as oficinas terão 50% de desconto em qualquer curso das instituições parceiras do projeto.

Acessuas Trabalho Cabo Frio

O Acessuas Trabalho Cabo Frio é vinculado à Superintendência de Proteção Social Básica (SPSB), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social. Segundo o Governo Federal, “o Programa Acessuas Trabalho se propõe a desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho”.

O Acessuas Trabalho é voltado para orientações e oficinas relacionadas ao universo do trabalho. O programa federal não oferta cursos profissionalizantes nem encaminha para vaga de emprego.