Prefeitura de Cabo Frio realiza operação de fiscalização de veículos de turismo

Ação foi realizada na manhã desta quarta (12), na Avenida Wilson Mendes

Com objetivo de ordenar o trânsito e também a circulação dos veículos de turismo que estão chegando na cidade para o feriado de Nossa Senhora da Aparecida, a Prefeitura de Cabo Frio realiza uma operação de fiscalização na manhã desta quinta (12). A ação aconteceu na Avenida Wilson Mendes, um dos acessos ao município, e segue durante todo o feriadão.

Durante a operação, fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com apoio da Guarda Civil Municipal, fiscalizaram os veículos com objetivo de verificar se os ônibus e as vans de turismo estão devidamente habilitados para circular pelo município. Durante a manhã, uma van sem licença foi flagrada pela fiscalização. O condutor do veículo foi multado.

De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana, Daliane Reis, o objetivo é organizar a circulação dos ônibus e vans de turismo que possuem a licença para circular e pernoitar no Terminal de Ônibus de Turismo (TOT), bem como controlar o acesso dos veículos que não têm autorização.

“Pelo Decreto Municipal N° 6.820/2022, o TOT pode receber até 140 veículos por dia. Estes ônibus e vans pagam taxa e também o estacionamento para poder entrar e permanecer no município. Quando o veículo chega a Cabo Frio, ele deve passar pelo TOT, pegar a licença para que, acompanhado de um guia de turismo, possa levar os passageiros para o local da hospedagem. Depois do desembarque, o veículo retorna ao terminal”, explica a secretária.

Daliane destaca que o controle do acesso de ônibus e vans de turismo no município é necessária para manter o ordenamento do trânsito e a Mobilidade Urbana.

“Sem esse controle não há fluidez no trânsito. Os ônibus autorizados a entrar e circular são monitorados para que eles façam o trajeto previsto e retornem ao TOT. Hoje de manhã, um ônibus grande entrou em uma rua e ficou encalhado em uma árvore, travando o trânsito. Este veículo estava autorizado a circular e graças ao nosso monitoramento a situação foi resolvida. Mas são situações como essa que buscamos evitar, além do estacionamento irregular desses veículos. Nossas equipes seguem fiscalizando todo o município, durante todo o feriado”, afirma a secretária.

Para denúncias de trânsito e estacionamento irregular de ônibus de turismo, o cidadão pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, pelo número 153, que vai acionar a fiscalização da Mobilidade Urbana.