Prefeitura de Cabo Frio realiza passeios com crianças e adolescentes do Abrigo Municipal

Ação busca promover oportunidades de socialização

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Abrigo Municipal Casa da Criança e do Adolescente, equipamento vinculado à Secretaria da Criança e do Adolescente, realiza passeios diversos com os acolhidos, a fim de promover oportunidades de socialização e aprendizado para os jovens. Esta semana, um grupo de 15 crianças, na faixa etária de três a 16 anos, visitou o Sítio Belas Vertura, em Araruama.

Durante o encontro, os acolhidos tiveram acesso à recreação na piscina, jogos em equipe, jogos de bola, celebração de aniversariantes do mês, entre outras atividades. O grupo foi acompanhado de um cuidador e educador social do abrigo, que contou ainda com o apoio dos colaboradores do Projeto Juntos, da Igreja Batista Oceânica, idealizadora da proposta, e da Auto Viação Salineira, que cedeu o ônibus do passeio.

“O objetivo das ações é favorecer o sentimento de pertencimento e inclusão por meio da participação em atividades coletivas. Procuramos levar as crianças e adolescentes para atividades externas e eles participam de cursos e oficinas. Além de conhecer coisas e lugares novos, eles têm a oportunidade de socializar com outras pessoas, já que nossos acolhidos estão sempre participando de ações fora da instituição. Tem a escola, as atividades extras, oficinas e cursos. Acreditamos que é saudável e necessário o contato com outras crianças e adolescentes. Esses momentos constroem muitos laços saudáveis”, destacou a diretora do Abrigo Municipal Casa da Criança e do Adolescente, Miriam Aguilar.

Segundo ela, o objetivo da proposta é levar atividades variadas para as crianças e adolescentes do Abrigo Municipal, a exemplo de esportes, filmes educativos, recreação, passeios, e rodas de conversas, visando a trabalhar questões como puberdade e redes sociais, estudos sobre o cuidado com vícios, entre outros assuntos relativos ao desenvolvimento dos acolhidos.

Além do sítio Belas Vertura, os acolhidos do Abrigo Municipal já visitaram o Sítio Montanni, em Botafogo; fizeram passeio de barco em Arraial do Cabo e visitaram a Praia do Pontal, no Foguete, também em parceria com os colaboradores do Projeto Juntos, da Igreja Batista Oceânica.