Prefeitura de Cabo Frio realiza primeiro ciclo de debates sobre prevenção à gravidez na adolescência

Atividade foi realizada nos Cras Manoel Corrêa e Botafogo; e na Escola Municipal Talita Hernandes Perelló, no Jardim Esperança

A Prefeitura de Cabo Frio promoveu, na última semana, o primeiro ciclo de debates em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, instituída de 1 a 8 de fevereiro. A atividade foi realizada nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do Manoel Corrêa e de Botafogo, em Tamoios, e na Escola Municipal Talita Hernandes Perelló, no Jardim Esperança, numa iniciativa das Secretarias de Assistência Social e da Criança e do Adolescente.

As principais demandas dos jovens, com idades entre 12 e 17 anos, foram referentes a informações de saúde; a abordagem da temática feita pelos pais; a abordagem do tema na mídia, entre outras questões.

A roda de conversa deste primeiro ciclo foi conduzida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pela equipe técnica da Secretaria da Criança e do Adolescente. O SCFV é um dos serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) que oferece diversas atividades para os assistidos cadastrados.

“O serviço de convivência atua em prevenção à vulnerabilidade, assim nosso objetivo com essa temática é trazer para discussão uma realidade que acomete muitos de nossos adolescentes. Por isso, propomos o debate, a troca de informações entre meninos e meninas, se estendendo até seus responsáveis, que também são fundamentais nesse processo de prevenção”, explicou a coordenadora do SCFV, Iara Cardoso.

A ação conjunta vem ao encontro das discussões realizadas pelo Fórum Intersetorial, que já promoveu duas reuniões, de produzir iniciativas em parceria entre os setores do poder púbico que atendam à criança e ao adolescente. Uma das propostas é a discussão dos marcos legais, a começar pela Semana Nacional, que será a base das discussões deste ano sobre os marcos legais.