Prefeitura de Cabo Frio realiza série de ações na Semana Nacional do Trânsito e da Mobilidade

Atividades começam no dia 21 e vão até o dia 25 de setembro

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito e da Mobilidade acontece entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país. Em Cabo Frio, diversas atividades estão sendo realizadas pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Auto Viação Salineira, até o próximo domingo. As ações vão desde campanhas de conscientização nas redes sociais, panfletagem, palestras, passeio ciclístico, entre outras.

O tema que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu para este ano é: “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e sobre os enormes problemas que o uso excessivo de automóveis e motocicletas causa ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade. Além disso, conscientizar a população sobre a necessidade da participação e da responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária em todo o país.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, em Cabo Frio, as atividades da Semana Nacional de Trânsito começam nesta terça-feira (20), com ações de conscientização nas redes sociais da Prefeitura.

“Serão feitas postagens nas redes oficiais, sobre segurança no trânsito; sobre o perigo do uso do celular tanto para motoristas, quanto para os pedestres; a importância do distanciamento do ciclista; o respeito à sinalização de trânsito; incluindo as ciclovias, ciclofaixas, ciclorrota e cruzamento rodocicloviário. Essas postagens têm o objetivo de alcançar o maior número de pessoas, mostrando a importância de uma conduta prudente no trânsito”, afirma o secretário.

Na quarta-feira (21), Dia da Árvore, serão plantadas várias mudas no entorno da ciclovia da Avenida Victor Rocha, a avenida da UPA Parque Burle. O objetivo é, futuramente, promover sombreamento e conforto aos ciclistas. No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vai promover uma palestra para os alunos da Escola Municipal Alfredo Castro, com a arquiteta Anne Kellen Apicelo. O tema será: “A importância das árvores no ambiente urbano”.

Na quinta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, as ações serão voltadas para o incentivo ao uso de bicicletas. Das 8h às 10h, será realizada distribuição de água nas ciclovias das avenidas Joaquim Nogueira, Júlia Kubitschek e Wilson Mendes, em parceria com a Auto Viação Salineira. Às 9h, na Praça Tiradentes, será realizada solenidade para a assinatura da regulamentação do Manual do Paraciclo, pelo prefeito José Bonifácio.

Das 14h às 17h, será realizada ação nos semáforos da Avenida Assunção, em frente à loja Fina Estampa, e Avenida Júlia Kubitschek (em frente ao Green Fruit), com cartazes e apoio da Guarda Civil Municipal, passando mensagens sobre segurança no trânsito. No mesmo horário, na Praça Porto Rocha, será realizada uma distribuição de panfletos pelos alunos da Escola Municipal Rui Barbosa.

“O objetivo dessas ações é incentivar a população a usar a bicicleta ou o transporte público para se locomover na cidade, de forma a reduzir a quantidade de carros nas ruas e também destacar a importância da segurança no trânsito para os motoristas e pedestres ”, explica o secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio.

O “Dia Mundial Sem Carro” será encerrado com o tradicional passeio ciclístico Bike Night Cabo Frio. A concentração está marcada para às 19h30, na Rua Expedicionário da Pátria, nº 952, em São Cristóvão. O passeio é gratuito e voltado para o público de todas as idades.

A Semana Nacional de Trânsito, em Cabo Frio, será encerrada no dia 25 de setembro, com a inauguração da ciclofaixa da Rua Olinda, no bairro Palmeiras, que interliga a ciclovia recuperada da Avenida Victor Rocha, com a ciclovia da Praia das Palmeiras.

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005