Solenidade marca a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência em Cabo Frio nesta segunda (19)

Cerimônia na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho reuniu autoridades e representantes do movimento PCD

Em cerimônia realizada nesta segunda (19), na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, foi aberta oficialmente a Semana da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa que vai promover diversas atividades em alusão ao dia 21 de setembro, instituído como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O encontro contou com a participação de representantes do Legislativo; de instituições de adoção; do secretariado municipal; das associações da pessoa com deficiência; da Comissão da OAB da pessoa com deficiência, e da subsecretária de Cuidados Especiais da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Verônica Legentil, a primeira mulher PCD a ocupar um cargo no governo na história do Rio de Janeiro.

Compuseram a mesa de abertura a secretária-adjunta de Assistência Social, Ana Júlia Neves; a secretária de Educação, Elicéa da Silveira; a superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Idalina Araújo; a diretora da Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, Géssica Mendes; e a vereadora Alexandra Codeço. Verônica Legentil também fez uso da palavra.

“Nos temos nossas individualidades, nossas histórias de vida, nossas dificuldades e nossas potencialidades. Simples assim. Todas as pessoas têm, no entanto, nossas potencialidades só irão aparecer se tivermos acesso a uma série de condições sociais e econômicas garantidas para que possamos ocupar espaços de direito na sociedade. O dia 21 é um marco, pois é o momento onde reforçamos nossa luta, celebramos as conquistas e a conscientização para que cada vez mais os pcd’s sejam respeitados e as políticas publicas implementadas”, destacou Idalina.”, destacou Idalina.

Durante o encontro, o discurso dos membros da mesa pontuou temas, como a importância da elaboração e do cumprimento das políticas públicas para a pessoa com deficiência; as leis municipais em prol do público PCD e o que ainda precisa avançar; a necessidade de conscientização da sociedade sobre as habilidades do PCD; o mercado de trabalho; o censo demográfico; o panorama da rede municipal de ensino entre outros vieses.

“É bom ser representatividade quando não nos enxergam. Somos 45 milhões, mas o censo deste ano é feito por amostragem, o que não reflete a realidade de quantos somos, e a falta desses dados impacta nas políticas públicas. Somente 403 mil PCD’s estão no mercado de trabalho com carteira assinada, o que não significa 1%. Mais de 90% das empresas não cumpre a lei de cotas, então é muito importante toda essa programação, reforçar a luta pelos direitos dos PCD’s”, afirmou Verônica Legentil, que é pedagoga e pós-graduada em neurociência e desenvolvimento humano.

PROGRAMAÇÃO PELO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Reunião Solene do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Terça, 20
14h
Auditório da Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Tarde Verde – roda de conversa, dinâmicas, declamação de poesia, prática de esportes entre outras atividades
Tema: “Nada sobre nós sem nós”
Quarta, 21
Das 13h às 16h
Praça de São Cristóvão

Roda de Conversa em Tamoios
Tema: “A importância do dia 21 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”
Quinta, 22
10h
Shopping UnaPark

1º Encontro Intersetorial de Efetividade dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Sexta, 23
13h às 17h
Auditório da 20° Subseção da OAB/RJ: Rua Ministro Gama Filho, 23, Braga
Participação do Ministério Público, Defensoria Pública e as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde

Projeto Ouvidores de Vozes – roda de conversa
Tema livre
Terça, 27
Das 14h às 17h
Auditório da Universidade Estácio de Sá

Roda de Conversa no Jardim Esperança
Tema: “A importância do dia 21 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”
Quinta, 29
9h30
Sede da Assistência Social no Jardim Esperança: Rua Dimas Teixeira, 191

Live com as presidentes das associações PCD
Tema: “Minha vida, minha história”
Sexta, 30
Hora: 15h
Transmissão pelas redes sociais (Instagram e Facebook) da Prefeitura de Cabo Frio

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.