Prefeitura de Cabo Frio reinaugura Cenape Maria Aparecida de Azevedo Galvão, em Tamoios

Espaço não passava por manutenção desde sua inauguração, em 2019

Foi reinaugurado, na manhã desta quarta-feira (12), o Cenape Professora Maria Aparecida de Azevedo Galvão, localizado em Unamar, no distrito de Tamoios. O espaço, que não recebia manutenção desde sua inauguração, em 2019, passou por uma série de melhorias significativas, incluindo pintura geral, novos mobiliários, reformas pontuais e a troca do portão de acesso.

Uma das novidades mais marcantes é a implementação da equipe multidisciplinar, em uma parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. O Cenape agora conta com psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistente social, e possui 76 alunos matriculados. O atendimento também foi ampliado para incluir encaminhamentos da Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

“Já está se tornando comum realizar inaugurações com frequência; toda semana inauguramos algo. Temos trabalhado intensamente para entregar diversas reformas. Este Cenape, por exemplo, não passava por uma reforma desde 2019 e não oferecia os atendimentos que estamos trazendo hoje. Temos certeza de que toda a equipe deste espaço está muito feliz”, disse a prefeita Magdala Furtado.

Além da presença da prefeita Magdala Furtado, vereadores e autoridades do município, a cerimônia de reinauguração contou com a presença do secretário de Assistência Social, Diego Vogas; do secretário de Saúde, Bruno Alpacino; da superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Idalina Araújo e da secretária de Educação, Rejane Jorge, que exaltou mais uma reforma entregue pela pasta.

“Desde o início do nosso trabalho, já fizemos manutenção ou reforma em cerca de 60 unidades escolares. Estamos no momento com seis escolas passando por reforma completa, que serão entregues ainda este ano. Esta é a quarta unidade reformada no distrito de Tamoios e temos mais três sendo completamente reformadas aqui, para entregar ainda este ano”, comemorou Rejane.

Os Centros de Atendimentos Pedagógicos (Cenapes) oferecem atendimento especializado para alunos com transtornos funcionais específicos e/ou dificuldades acentuadas de aprendizagem. As atividades, desenvolvidas no contraturno escolar, auxiliam os alunos a avançarem no aprendizado, proporcionando um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula.

As ações realizadas contribuem para a melhoria da qualidade de vida, dentro e fora do contexto escolar. Além dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, o espaço também recebe encaminhamentos da Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Maria Aparecida de Azevedo Galvão

A patrona do Cenape, Maria Aparecida de Azevedo Galvão, nasceu em Cabo Frio. Casou-se e foi morar no Rio de Janeiro. Posteriormente, retornou à sua cidade natal e começou a trabalhar, em 1987, na Prefeitura de Cabo Frio. Em 1989, começou a lecionar na Escola Arlete Rosa Castanho, onde trabalhou por aproximadamente dez anos.

Foi durante esse período que se apaixonou pela Educação Especial e se interessou em aprender Libras. Exerceu a função de chefe da Divisão de Educação Especial de Cabo Frio por cerca de seis anos. Maria Aparecida criou o primeiro Centro de Atendimento Integrado Fernando Azevedo, que realizava um trabalho diferenciado com uma equipe multidisciplinar.