Pedras artificiais ofereciam risco aos visitantes e por essa razão foram demolidas
Para garantir a segurança de moradores e visitantes, a Prefeitura de Cabo Frio removeu as pedras artificiais da Praça das Águas, na Praia do Forte, que estavam com a estrutura comprometida. A retirada foi determinada após avaliação feita por agentes da Defesa Civil Municipal e por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. A ação foi realizada durante toda esta semana.
De acordo com a secretária de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, em agosto foi detectado que algumas estruturas que imitam pedras estavam cedendo, oferecendo riscos às pessoas que frequentam a Praça das Águas. A Defesa Civil interditou vários trechos, isolando com a fita zebrada. Contudo, após nova avaliação, os engenheiros decidiram que o melhor seria a retirada das pedras.
“A Praça das Águas, assim como as demais praças do município, foi entregue à atual gestão em completo abandono. Sem manutenção há anos, o local oferecia riscos a moradores e visitantes. As estruturas que imitam pedras estavam afundando, e como muita gente sobe ali achando que se trata de pedras de verdade, um acidente poderia ocorrer a qualquer momento. Por essa razão foram demolidas e o entulho será reaproveitado para enchimento de áreas a serem aterradas. Ressaltamos ainda que a praça não será destruída como estão falando, e sim reformada, considerando toda estrutura do paisagismo existente”, explica a secretária.
O trabalho começou com a remoção dos equipamentos que ficavam dentro das estruturas, como bombas, aspiradores, disjuntores entre outros, que mantinham o lago funcionando. Segundo Tita Calvet, todo o maquinário foi encontrado danificado.
“O que sobrou foi retirado e levado para o depósito municipal. Os equipamentos maiores foram retirados com caminhão munck. Muitos não estavam patrimoniados. Todo o entulho foi removido do local, assim como os materiais que podem oferecer risco para as pessoas”, afirma a secretária.
Assim como diversos outros locais do município, a Praça das Águas está no cronograma de revitalização do governo municipal. A Prefeitura está trabalhando no planejamento para a reforma das praças de forma gradual, de acordo com a disponibilidade financeira. A ideia é que o local se torne num espaço público cuja manutenção seja sustentável e condizente com a realidade financeira do município.