Unidades de Saúde Mental terão programação especial de Outubro Rosa em Cabo Frio

Centros de Atenção Psicossocial vão realizar atividades especiais de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

A partir desta sexta-feira (8) os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cabo Frio vão promover atividades voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo de útero, dentro da campanha anual Outubro Rosa. Às 9h, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2) vão conhecer as ações realizadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Praia do Siqueira. A programação segue até o dia 27 de outubro.

Na quarta-feira (13) o grupo de famílias dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) vai participar de uma palestra sobre autoexame, coleta de preventivo e outros exames relacionados à saúde da mulher, às 14h. O encontro vai ocorrer na sede do dispositivo de saúde mental. Na mesma data, o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, vai realizar o Dia D do Outubro Rosa, com café da manhã, coleta de preventivo e marcação de mamografia, a partir das 10h.

No dia 20, a partir das 8h30, estarão disponíveis testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e coleta de preventivo. Às 10h, uma palestra será ministrada no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), abordando a importância da saúde da mulher e da realização periódica do autoexame nas mamas. Na sequência, a equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) vai falar sobre os direitos das mulheres. A atividade coletiva sobre saúde da mulher também será realizada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2), no dia 27, às 9h.

Segundo o Ministério da Saúde, o mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 1990. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade

Confira abaixo os endereços dos dispositivos de saúde mental:

CAPS Álcool e Drogas (CAPS-AD) – Rua Antônio Duarte Guimarães, 17, Braga
CAPS 2 – Rua General Alfredo Bruno Gama Martins, s/n, esquina com Rua José Maria Gil, Braga.
CAPSi – Travessa Vitorino Carriço, Portinho

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.