Com auxílio de profissionais, foram tratados temas como prevenção ao suicídio
Em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, servidores da Secretaria de Assistência Social participaram, na manhã desta quinta-feira (2), no auditório da Prefeitura, de uma palestra com o psicólogo Caio Machado sobre a saúde mental em tempos de pandemia, e prevenção ao suicídio. Participaram psicólogos, advogados, assistentes sociais, orientadores sociais, auxiliares de serviços gerais, coordenadores e supervisores.
Segundo a superintendente da Proteção Social Especial, Mariana Rangel, o objetivo foi levar um pouco de cuidado aos técnicos da Assistência que lidam diariamente com diversos tipos de situações.
“Nós, que atendemos e lidamos com diversos tipos de casos e situações, precisamos também nos atentar para a nossa própria saúde mental, precisamos estar bem para cuidarmos do outro”, reforçou.
O psicólogo Caio Machado abordou suicídio, gatilhos, condições e sinais que o suicida pode apresentar, entre eles a depressão e o isolamento.
“O suicídio deriva da desesperança. Segundo o psiquiatra Rodrigo Almeida Ramos, os índices apontam que em mais de 90% dos pacientes que se suicidam apresentam alguma doença mental, por isso a importância de cuidar da saúde mental, de se conhecer, entender o seu papel dentro da sociedade, no seu lar, no seu ambiente de trabalho”, alertou.
Estiveram também presentes a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti; a secretária adjunta, Ana Júlia; a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes; a superintendente de Políticas Públicas, Carolina Werkhaizer e demais servidores do Centro Especializado de Referência e Assistência Social, Centro Dia, Casa de Passagem e Centro de Acolhimento.