Prefeitura faz levantamento de focos do mosquito Aedes aegypti

Trabalho também consiste na eliminação de larvas e na entrega de material educativo

A Prefeitura de Cabo Frio, tendo a Secretaria de Saúde à frente, mobiliza-se para combater os focos do mosquito Aedes aegypti em toda a cidade. Nesta quarta-feira (8), agentes da Vigilância em Saúde Ambiental e da Coordenadoria de Meio Ambiente estiveram nas ruas da Torre e Marimbá, em Unamar, no segundo distrito.

As equipes estiveram no local, indicado pela fiscalização de Meio Ambiente, para apurar a denúncia de materiais de reciclagem e resíduos sólidos dispostos irregularmente sobre calçadas e logradouros públicos. Um dos responsáveis foi notificado para retirar todo o material. Em um ferro-velho na localidade foi feito tratamento e eliminação de possíveis focos.

Juntamente com o trabalho de bloqueio e prevenção das arboviroses causadas pelo mosquito feito nas localidades da zona urbana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental realizam o terceiro dos cinco ciclos anuais do LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti). Os ciclos são definidos pelo Ministério da Saúde.

Paralelamente a isso, é feito um trabalho de esclarecimento junto à população, em escolas, associações de moradores e outras organizações comunitárias por meio de distribuição de material e educativo.  A ação conjunta entre Saúde e Meio Ambiente começou no último fim de semana e irá até a próxima segunda-feira (13). No entanto, de acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira, os esforços são contínuos e envolvem todo o poder público municipal.

“Ações intersetoriais sempre acontecem com diversas secretarias e suas coordenações. Tais ações nos ajudam para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Todas as secretarias estão sensibilizadas e conscientes da sua responsabilidade nessa batalha contra o mosquito. Estamos trabalhando em uma única corrente”, comentou a coordenadora.

As ações desta semana estão sendo realizadas nos 64 bairros do município, entre o primeiro e o segundo distritos. A Secretaria de Saúde possui equipes fixas, que atuam rotineiramente para combater o agente transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.