Prefeitura faz primeira inspeção para adequação da orla do Peró ao Bandeira Azul

A Praia do Peró, em Cabo Frio, acaba de passar pela primeira inspeção para adequação da orla aos critérios obrigatórios do programa Bandeira Azul. O trabalho foi realizado pelo coordenador do Bandeira Azul Praia do Peró, Magno Maiques, e pela arquiteta e urbanista Anne Kellen Apicelo, do setor de projetos da Prefeitura. A vistoria teve como objetivo levantar as necessidades ainda pendentes com relação às adequações físicas do espaço para que a bandeira seja hasteada ainda nesta temporada de verão, impulsionando a praia como destino turístico e ecológico internacional.

As principais preocupações são a mobilidade e o acesso à praia, uma vez que a rua da orla será interditada, transformada em calçadão, liberando o acesso apenas de pedestres. O trânsito nas vias de acesso à praia também deverão passar por alterações para gerar maior fluidez, evitando congestionamentos e prejuízo aos moradores do bairro.

“A primeira ação será criar a acessibilidade necessária. Nossa equipe vai, agora, se dedicar em iniciar essas adequações de mobilidade para, em seguida, passarmos à parte física. Temos o muro de contenção bastante danificado, e o quadro de energia dos quiosques que precisa de uma intervenção urgente, mas acredito, com toda a tranquilidade, que a Praia do Peró estará pronta para receber a Bandeira Azul em 1º de dezembro”, explicou Anne Kellen Apicelo.

Para o coordenador do programa Bandeira Azul Praia do Peró, os quiosques também merecem uma atenção especial. “Vamos olhar com bastante cuidado para a questão do esgotamento sanitário, que é critério eliminatório: já foi provado que a rede que atende à praia não está suportando o fluxo recebido. Os concessionários de quiosques também serão chamados para que haja uma padronização e se estabeleça um número limite de mesas e cadeiras na areia, além, é claro, da disponibilização de banheiros e chuveiros adaptados. É um grande trabalho, mas já avançamos muito e acredito que tudo vai ocorrer da melhor forma possível”, acrescentou Magno Maiques. A Praia do Peró já recebeu a autorização para ostentar a Bandeira Azul no verão 2018/2019, mas terá que realizar essas adequações para que a bandeira continue durante o ano inteiro e a certificação oficial se concretize.