Prefeitura isola área onde duas embarcações encalharam na Praia do Forte

Ação ocorreu para evitar riscos a banhistas até que as escunas sejam retiradas completamente

Uma ação conjunta entre a Defesa Civil e a Guarda Marítima Ambiental atuou, nesta segunda-feira (6), no isolamento da área da Praia do Forte, onde duas embarcações de passeio, Aloha III e Bracuhy, encalharam no último dia 31 de dezembro. Além desse trabalho, uma equipe da Comsercaf fez a retirada de destroços que estavam na areia. A ação ocorreu para evitar risco aos banhistas já que o mastro de um dos barcos ameaçava cair.

“Com a demora na retirada das embarcações, uma delas, a Aloha III, se despedaçou com a força das ondas, o mastro ficou inclinado e soltando do assoalho, oferecendo risco aos banhistas que estavam no local. Por esse motivo resolvermos isolar o local até que as embarcações sejam totalmente retiradas”, explicou o superintendente da Defesa Civil, Marcio Soren.

A Guarda Marítima notificou o dono da escuna, suspendeu as atividades da empresa no município e abrirá posteriormente um processo administrativo através da Secretaria de Turismo que irá avaliar a retirada ou não da concessão da empresa para operar em Cabo Frio.

“Cabe a Guarda resguardar a população e tomar as medidas cabíveis para avaliação da qualidade do serviço oferecido pela empresa e se a mesma tem condições de seguir oferecendo os serviços. Não temos prazo específico para a retirada total das duas embarcações, pois depende do proprietário, uma vez que a responsabilidade de retirada e inteiramente dele.”, explicou o superintendente da Guarda Marítima e Ambiental, Jean Pierre de Cristo.

O secretário de Meio Ambiente, Mario Flávio informou que o proprietário foi notificado para que fosse feita a retirada do combustível da embarcação. “A retirada ocorreu logo pós a notificação. Nossa preocupação era evitar que esse óleo fosse derramado no mar, causando impactos ambientais“, comentou.

A Comsercaf retirou os destroços da embarcação que se acumularam na areia. Cerca de 15 funcionários fizeram a coleta com o auxílio de 1 retroescavadeira, 1 pá mecânica e 3 caminhões. A escuna Aloha III vai ser totalmente retirada até o fim do dia.

A Capitania dos Portos é responsável por definir os prazos para retirada da embarcação Bracuhy, que segue encalhada na Praia do Forte.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.