Prefeitura realiza poda de árvores de Cabo Frio

Ação tem como objetivo garantir acessibilidade nas vias públicas e fortalecer copa das árvores

Com a chuva e ventos fortes que atingiram Cabo Frio no último domingo (28), a Defesa Civil Municipal contabilizou dez ocorrências referentes à queda de árvores. Muitos galhos também foram afetados pela força do vento que alcançou cerca de 60km/h. Para prevenir a queda, fortalecer as copas e garantir a acessibilidade nas vias públicas, a Comsercaf, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, realiza diariamente um trabalho de manutenção nas árvores da cidade.

Uma equipe com cinco funcionários, com o auxílio de um caminhão, executa o trabalho. A ação acontece diariamente em diversos bairros da cidade. Antes do corte, um engenheiro florestal da autarquia realiza uma avaliação técnica para mensurar a necessidade e a viabilidade de realização.  Os funcionários que efetuam a atividade possuem curso de poda e corte.

“O corte só é realizado quando a espécie apresenta risco de queda. Caso a árvore atrapalhe a acessibilidade, avaliamos a viabilidade de remanejo para outro local. Quando isso não é possível, ela sofre a supressão, mas é realizada

a compensação ambiental por meio do plantio de espécies nativas. Todo o trabalho é conduzido em parceria com a Coordenadoria de Meio Ambiente”, explica Dario Guagliardi, presidente da companhia.

Desde o início do ano, a Comsercaf realiza em média 30 ações de podas por mês, contabilizando cerca de 120 atendimentos desde o início do ano. Também foram cortadas 23 árvores que apresentavam risco de queda, a pedido da Defesa Civil.

A autarquia tem como responsabilidade a poda de árvores em vias públicas. Ações em residências são de incumbência do morador, que também é responsável pelo descarte correto dos galhos excedentes. A população pode contribuir com solicitações de poda por meio do Disk Comsercaf, nos telefones (22) 2648-8906, 2648-8907 ou pelo e-mail comsercaf@comsercaf.rj.gov.br . As ligações geram protocolos que ficam documentados, e permitem que os solicitantes acompanhem o andamento dos pedidos.