Prefeitura retira construções irregulares no Distrito de Tamoios

Área equivalente a cinco campos de futebol já estava cercada e pronta para comercialização

A Comissão Especial de Fiscalização e Demolição, formada por membros da Coordenadoria de Assuntos Fundiários e da Secretaria do Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (20), uma operação no Distrito de Tamoios. A ação teve apoio da Secretaria da Agricultura, que cedeu uma retroescavadeira, e da Comsercaf.

O local, na Travessa Coqueiral, já havia sido alvo de duas ações anteriores e, ante a insistência dos infratores em reincidir com a prática, os agentes, que na semana passada haviam demolido um início de construção em um dos lotes irregulares, retornaram ao local nesta quinta-feira com uma retroescavadeira e retiraram os alicerces para evitar a retomada da obra no período de Carnaval. Foram retirados e apreendidos, também as cercas e mourões que delimitavam, de forma irregular, uma área de mais de cinco mil metros quadrados, equivalente a cinco campos de futebol.

A operação prosseguiu na área conhecida como Centro Hípico, onde outra construção foi demolida por estar dentro da área de mata do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado. O material utilizado foi retirado.

“Nossa Coordenadoria está se estruturando, com a chegada de novos veículos, o que nos permite ter mais agilidade na fiscalização. Nossas equipes estarão realizando rondas diárias em todas as áreas mais visadas pelos infratores e coibindo qualquer tentativa de invasão ou parcelamento irregular do solo, inclusive durante o Carnaval”, afirmou o coordenador de Assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.

A população pode – e deve – denunciar invasões e ocupações de áreas públicas ou qualquer crime ambiental, pelo e-mail cogeafcabofri@gmail.com. O anonimato é garantido.