Prefeitura retira quase 500 toneladas de pneus das ruas da cidade

A Prefeitura de Cabo Frio está bem próxima de atingir a marca de 500 toneladas de pneus usados recolhidos em seu posto de coleta, na Rua dos Siris, no bairro da Gamboa, desde o ano passado. Segundo relatório da Reciclanip, enviado à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, só este ano foram recolhidas pouco mais de 144 toneladas de pneus usados, enviados aos polos de reciclagem localizados na capital fluminense e na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo. Nos polos, o material é incinerado, e as cinzas são incorporadas ao produto final, que é o cimento ecológico.

Parque Municipal da Boca da Barra recebe novo mutirão de limpeza

Horto Municipal está aberto para visitação de alunos

Chavão terá núcleo da Colônia de Pescadores Z-4

A Reciclanip é uma instituição organizada pelas indústrias fabricantes de pneus, que realiza a logística reversa de retirada dos pneus usados do meio ambiente. O trabalho de recolhimento e coleta é feito em conjunto pela Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, e pela Comsercaf. Os pneus são recolhidos e armazenados em um galpão no bairro Ogiva, em Cabo Frio, e quando a quantidade correta é atingida, a Reciclanip é acionada para fazer o transporte.

Para o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, Cabo Frio sai na frente das demais cidades da Região dos Lagos por conseguir diminuir os riscos da criação de focos do Aedes aegypti. “O ideal seria que todos os municípios do entorno fizessem trabalhos semelhantes, pois, mesmo Cabo Frio fazendo a sua parte, os mosquitos acabam migrando em busca de locais de reprodução. Cabo Frio, pelo menos, diminui muito a possibilidade de que pneus descartados em locais inadequados virem criadouros”, comemorou.

Para o secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, o próximo passo é tentar algum tipo de convênio para que esse cimento ecológico possa ser utilizado de forma gratuita em obras na cidade.  “Por enquanto, o acionamento da Reciclanip como destinação das carcaças de pneus é uma espécie de favor. Mas, com a evolução dessa parceria, talvez seja possível que recebamos desse cimento ecológico para usarmos como matéria prima em obras pela cidade”, enfatizou.

Desde que a parceria começou, já foram enviados aos polos de reciclagem exatas 464,68 toneladas de carcaças de pneus. O prefeito Marquinho Mendes comemora essa marca, e lembra que desde de janeiro do ano passado, quando assumiu a Prefeitura, o governo vem investindo em parcerias nas mais diversas áreas. “Graças às parcerias público-privadas conseguimos promover uma série de ações sem nenhum custo, ou com custo baixíssimo aos cofres públicos, o que nos permitiu acertar várias dívidas herdadas do governo anterior, e colocar em dia o salário do servidor. Nossos maiores eventos, como réveillon e carnaval, por exemplo, só foram possíveis graças à parceria da Prefeitura com algumas empresas. O projeto ‘Cultura do Amanhã’ foi outro belo exemplo de como esse tipo de parceria pode beneficiar a população. E agora temos essa ação ambiental de extrema importância, que também impacta diretamente na saúde da população porque reduz a quantidade de possíveis focos para o mosquito da dengue, zika e chicungunya”, avaliou o prefeito.

Os pneus usados podem ser entregues na Rua dos Siris, s/nº, na Gamboa, em frente ao Clube Náutico. Borracharias podem solicitar a retirada no local pelos telefones (22) 99898-9560, 2648-8906 e 2648-8907.