Prefeitura sedia Seminário Regional de Prevenção de Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Cabo Frio sediou na tarde desta sexta-feira (22) a ação de capacitação apresentando palestra do Instituto Federal Kids sobre Prevenção de Abuso e Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento, que foi ministrado pelo Delegado de Polícia Federal, atual Diretor de Enfrentamento de Violações aos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) do Governo Federal, Dr. Clayton da Silva Bezerra, reuniu cerca de 100 pessoas entre servidores municipais e representantes dos municípios da Região dos lagos e Baixada Litorânea.

A iniciativa do Deputado Federal Delegado Felício Laterça em parceria com as prefeituras tem como objetivo capacitar os agentes do sistema de garantia de direitos e os voluntários para identificar e prevenir o abuso, a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O prefeito, Dr. Adriano Moreno, abriu o evento ressaltando a importância de debater sobre o tema.

“A palestra deu a oportunidade da discussão acerca do tema, capacitando e fortalecendo os atores do sistema de garantia de direitos no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, e atuarmos na prevenção e conscientização da sociedade”, disse o prefeito.

Já o Deputado Federal, Felício Laterça destacou o papel de cada cidadão para identificar e inibir esse tipo de crime.

“A Internet facilita esse tipo de assedio. Os responsáveis precisam acompanhar a criança e o adolescente pois muitas pessoas se passam por crianças, facilitando o acesso do abusador. Importante ressaltar que, ainda assim, cerca de 70% dos abusos sexuais ocorrem dentro da própria casa. Estar atento ao comportamento da criança e do adolescente é a principal ação para coibir esse tipo de crime”, explicou o deputado.

Durante o seminário, os participantes ressaltaram a importância do tema e solicitaram mais capacitação. O deputado federal Felício Laterça, juntamente com a Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Cabo Frio, irão construir uma agenda permanente de capacitação sobre o tema.

O evento acontece neste sábado (23), no Centro de Convenções, em Macaé. Já na segunda-feira (25), no município de Campos.