Resultado final com as 96 propostas aprovadas sairá no dia 10 de dezembro
A Prefeitura de Cabo Frio está com inscrições encerradas para o Prêmio “Evandro Terra”. Ao todo, 132 propostas foram enviadas até o final da noite da última segunda-feira (8). No total, 96 projetos artísticos e culturais serão selecionados para apresentações no município, nos moldes da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc).
Do total de inscritos, 26,5% são da área musical, seguido por 14,4% da literatura. Após todos os trâmites de avaliação, o resultado dos projetos contemplados será anunciado no dia 10 de dezembro deste ano.
A seleção será feita por uma comissão de pareceristas: um indicado pela Secretaria Municipal de Cultura; um indicado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e um outro indicado pelo Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio.
O valor global do edital é de R$ 272.380,00 para os seguintes segmentos artísticos: artesanato; artes cênicas; artes plásticas; audiovisual; blocos, agremiações carnavalescas, escolas de samba e bandas tradicionais da cidade; cultura afro; dança; expressões culturais populares; LGBTQI+; literatura; música; produção cultural; pesquisas sobre arte e cultura; patrimônio cultural; expressões artísticas não convencionais e infraestrutura técnica.
QUEM FOI EVANDRO TERRA?
Evandro Terra foi um cantor, compositor e professor, criado em família tradicional mineira, (Chiador/MG), mas que adotou Cabo Frio como moradia. Reconhecido nacionalmente, nas décadas de 80 e 90 fez sucesso em todo o país com composições que ganharam as rádios na voz de artistas como Banda Mel, Banda Beijo, Malakacheta entre outras.
Em 1991, o artista, que também animava os carnavais da região e da Bahia junto com o Grupo Terra, foi o vencedor do “Prêmio de Melhor Composição” do carnaval baiano com a música “Salvador pra você”, sucesso interpretado pelo cantor Netinho, à época vocalista da Banda Beijo. Evandro Terra morreu em 10 de janeiro deste ano, aos 66 anos, no Rio de Janeiro.