Podem concorrer produções audiovisuais de estudantes da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, com o tema “Da Terra ao Prato: a agroecologia como nova cultura de plantio”
Foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (25) as inscrições para o Prêmio Sebastião Lan 2023, para estudantes da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Tamoios. Poderão ser inscritas produções audiovisuais feitas pelo celular, de até dez minutos de duração, com o tema “Da Terra ao Prato: a agroecologia como nova cultura de plantio”. Os participantes podem acessar o formulário de inscrição no site Move Cultura (https://movecultura.cabofrio.rj.gov.br/).
Os vídeos inscritos serão submetidos a uma avaliação criteriosa, com base em quatro categorias distintas, cada uma com uma pontuação máxima de 25 pontos: relevância do conteúdo para o contexto local, originalidade do roteiro, qualidade de captação das imagens e melhor direção de fotografia. As notas variaram de 0 a 100. Os três melhores trabalhos serão premiados, pela ordem, com um celular, um tablet, e uma caixa de som.
Após o período de avaliação, os resultados serão divulgados no dia 23 de setembro de 2023, data que marca o aniversário de nascimento de Sebastião Lan, no momento da entrega dos prêmios, programada para ocorrer no Palácio das Águias, das 14h às 18h. Durante o evento, serão exibidos os curtas-metragens participantes, oferecendo uma oportunidade para os criadores compartilharem suas perspectivas com o público. Mais cedo, às 10h, será inaugurado o Marco Lan, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em Campos Novos, no local onde o líder sindicalista rural foi executado.
O Prêmio Sebastião Lan faz parte das atividades da Semana Sebastião Lan, realizada entre os dias 25 e 30 de julho, e instituída pela Lei Municipal n° 3.029, de 9 de maio de 2019.