Prevenção e diagnóstico precoce são aliados no combate ao câncer de mama

A prevenção e o diagnóstico precoces são alguns dos aliados mais importantes no combate ao câncer de mama. Além de manter uma rotina saudável regular com a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, é fundamental realizar consultas e exames periódicos. Em Cabo Frio, a Prefeitura realiza em média 456 mamografias por mês, que atualmente no Brasil é o exame mais eficaz para o diagnóstico da doença. Se precocemente identificada, é possível evitar a retirada do seio. De janeiro até setembro deste ano, foram realizados 4.653 exames.

“A postura das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce da doença. Significa que é importante conhecer o que é normal e o que sempre esteve presente no seu corpo com possíveis alterações consideradas suspeitas”, explicou a ginecologista Gisele Valadão Borges, diretora médica do Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC).

Segundo ela, os sinais que devemos observar no autoexame são: edema cutâneo (pele) parecido com a casca da laranja; inversão do mamilo; hiperemia (vermelhidão); retração ou abaulamento cutâneo; descamação ou úlceração do mamilo; secreção papilar geralmente transparente e, especialmente, unilateral e espontânea.

Prova de que a prevenção é o melhor caminho está nos dados referentes ao diagnóstico precoce. Enquanto na década de 90 cerca de 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva (o estágio mais agressivo), atualmente 44% são de lesão precursora do câncer, ou seja, em estágio inicial e localizado.

 

Novos casos no Brasil

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no biênio 2018-2019, indicam que serão registrados mais de 59 mil novos casos de câncer de mama por ano. O risco estimado é de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. De acordo com Vanilda Braz, administradora do serviço de radiologia do PAM de São Cristóvão, e que atua na área há mais de 20 anos, de toda a Baixada Litorânea, Cabo Frio é o município que mais realiza este tipo de exame.

O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame a partir dos 40 anos, ou antes, caso haja casos na família. Em países desenvolvidos, entretanto, a recomendação começa a partir de idades entre 35 e 40 anos.

 

Tumores de maior incidência

Além do câncer de pele não melanoma, que lidera com a maior incidência entre mulheres e homens, os 10 tipos mais comuns da doença são: próstata, mama, intestino, pulmão, estômago, colo do útero, cavidade oral, sistema nervoso central, leucemia e esôfago.

Nas mulheres são mais comuns o câncer de mama, intestino, colo do útero, pulmão, glândula tireóide. Nos homens, a maior incidência são os tipos próstata, pulmão, intestino, estômago e cavidade oral.

 

SERVIÇO

Local: Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão

Endereço: Rua Manoel Jose de Carvalho, 97 – São Cristóvão – Cabo Frio

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 11h, e das 13h às 16h

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.