Procon de Cabo Frio realiza ação educativa especial nesta quinta-feira (15)

No Dia do Cliente, agentes vão orientar consumidores e verificar eventuais irregularidades no comércio da cidade

Em uma ação especial, o Procon de Cabo Frio vai marcar presença nas ruas do município, nesta quinta-feira (15), data em que é celebrado o Dia do Cliente. Os agentes vão percorrer as áreas comerciais da cidade para orientar a população quanto aos seus direitos, e verificar eventuais irregularidades que possam lesar o consumidor.

A secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, destacou a importância da ação, que inicialmente terá um caráter educativo, mas que pode desencadear sanções aos estabelecimentos que desrespeitarem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“É uma ação para marcar essa data importante, que é o Dia do Cliente. Vamos ter uma equipe nas ruas orientando a população, verificando as vitrines e as promoções, com o objetivo de proteger o consumidor”, comentou.

Além da ação educativa volante alusiva ao Dia do Cliente, o Procon realiza normalmente o atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em sua sede na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2645-4799.

DIA DO CLIENTE

O Dia do Cliente foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Rego, com o objetivo de promover as vendas no comércio durante um mês que não possui datas comemorativas. Por definição, o cliente é o consumidor que mantém uma relação de confiabilidade e fidelidade com determinada empresa.

DICAS DO PROCON NA HORA DAS COMPRAS

Nota Fiscal: a emissão da nota fiscal é um direito do consumidor. Ela é a prova do lugar e da data em que você comprou o produto. Caso apresente algum defeito, é a única maneira de provar que o item foi adquirido naquela loja.

Propaganda Enganosa: uma das práticas mais comuns nas relações de compra e venda, a propaganda enganosa desobedece ao artigo 37 do CDC, que visa coibir a prática. Exija que o produto comprado seja exatamente igual ao anunciado.

Limite mínimo no cartão: no artigo 39, do inciso I, fica disposto que o comerciante não pode impor limites quantitativos. Portanto, é proibida a cobrança dos valores mínimos para compras no cartão de crédito ou débito.

Compra de alimentos: é um direito do consumidor que os estabelecimentos forneçam produtos dentro da validade e em boas condições para consumo. É vedada a comercialização de mercadorias com a data de validade vencida, com embalagem aberta, furada, amassada ou enferrujada.

Direito de arrependimento em compras on-line: o consumidor tem o direito de desistir das compras fora do estabelecimento comercial (como na internet ou por catálogo) em até sete dias.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.