Professores dão continuidade à formação de alfabetização

Professores do Ensino Fundamental I que atuam nos anos iniciais de escolaridade (1º ao 3º ano) na rede municipal de Cabo Frio retornaram, esta semana, às aulas da Formação do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O curso, iniciado em outubro de 2017, segue até o mês de junho com mais quatro encontros presenciais que acontecem no formato de oficinas pedagógicas. Na última terça e quarta-feira (dias 17 e 18), as cinco turmas, com cerca de 30 alunos cada, se reuniram nos polos formativos.


SAIBA MAIS

Docentes do processo seletivo fazem escolha de lotação nesta sexta-feira

Escola Agrícola Nilo Batista renova parceria para projetos de pré-iniciação científica

Secretaria de Educação convoca docentes classificados no Processo Seletivo


A pauta trabalhada durante o encontro, “Sondagem diagnóstica nas turmas e sua aplicabilidade”, terá desdobramento na prática pedagógica diária dos alfabetizadores. Luciana Guimarães, coordenadora local do PNAIC desde a implantação, em 2013, explica que as discussões e práticas sempre trazem temas relacionados à alfabetização e a troca entre professores experientes e aqueles que estão ingressando na rede é enriquecedora. “Além dos professores alfabetizadores, a formação também conta com a participação de coordenadores e supervisores escolares”, observa, acrescentando que muitos professores fazem a formação mais de uma vez.


Além das oficinas pedagógicas e prática docente, a formação contempla webconferências, coordenadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Trabalhamos com pautas conectadas, onde as atividades pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares direcionam os encontros seguintes”, explica Luciana. As atividades somadas da formação totalizam 100 horas, com certificação emitida pela UFRJ, válida em todo Brasil.


Para facilitar a logística, a formação ocorre em três polos, localizados na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt e Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp. Os encontros presenciais duram cerca de três horas cada.


A Rede Municipal de Cabo Frio possui uma equipe formadora do PNAIC com cinco docentes efetivos. O grupo se reúne semanalmente para estudar e construir a pauta formativa dos encontros com os alfabetizadores.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.