Nos dias 25 de maio e 8 de junho, das 8h às 17h, a Escola Municipal Maestro Rui Capdeville, no bairro Guarani, em Cabo Frio, será sede do Curso de Qualificação para Educadores sobre Restingas da Região dos Lagos, do Projeto Restinga Viva, promovido pelo Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
SAIBA
MAIS:
Rede
Municipal recebe atualização sobre Programas Federais
Educação
faz terceira convocação do Concurso de 2009
Alunos
da E. M. João Bessa fazem apresentação de educação no trânsito
Visando qualificar professores das escolas dos municípios de Cabo Frio e Arraial do Cabo como agentes de mudança para a conservação da vegetação de restinga, durante a oficina, com duração de 40 horas, serão desenvolvidas atividades como apresentação de projetos, dinâmicas, avaliações e aulas. Haverá, também, uma atividade em campo, na Praia do Peró, quando os educadores receberão conteúdo e orientações para trabalhar com as crianças e adolescentes em sala de aula.
Participam professores do Ensino Fundamental II. O conteúdo programático contempla os seguintes temas: Projeto Fichas dos Seres Vivos do NUPEM (UFRJ), Fitofisionomias das Restingas da Região dos Lagos (IPJBRJ), A Flora da Restinga e Ameaças (CNCFlora), Avifauna das Restingas da Região dos Lagos (UVA), Diversidade Geomorfológica das Restingas do CDVCFrio (UFF), Mudanças Climáticas e a Fauna Ameaçada da Restinga (UERJ), Espécies Invasores (UERJ) e Geologia da Restinga da Região dos Lagos (UFRJ).
O projeto Restinga Viva teve início há dois anos, a partir de uma doação recebida do Comitê de Conservação da San Diego County Orchid Society (SDCOS). O foco da primeira etapa tratou do levantamento dos estudos existentes sobre a Restinga de Massambaba e da sensibilização da população que abordou a riqueza natural regional, os riscos representados por espécies invasoras e a disseminação do conhecimento científico sobre a restinga encontrada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, partir de oficinas de artesanato e ciclo de palestras. Também em 2016, foi lançada uma publicação com 20 espécies emblemáticas de plantas e animais do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio. Organizado pelo BrBio, o trabalho foi realizado pelos pesquisadores Fernanda Saleme e Bruno C. Kurtz, do Jardim Botânico, e está disponível no site do BrBio.