Profissionais de saúde da Atenção Básica de Cabo Frio recebem capacitação sobre coleta de exames preventivos

Objetivo é reforçar as ações contra o câncer de colo de útero e a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF)

Com objetivo de atualizar os protocolos de exames citopatológicos para reforçar as ações preventivas contra o câncer do colo do útero, o Programa de Educação Permanente em Saúde (EPS), da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, leva a temática aos enfermeiros que atuam na Atenção Básica.

O treinamento acontecerá em duas etapas. Nesta quarta-feira (30), houve a participação da primeira turma. O segundo grupo será capacitado no dia 15 de dezembro. O curso é ministrado pelas coordenadoras dos Programas de Educação Permanente, Simone Rangel; e de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISMCA), Cristiane Sampaio.

“Além da atualização dos protocolos, buscamos ainda sensibilizar e resgatar a busca ativa das mulheres que são público-alvo para rastreamento do câncer do útero. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com a ampliação da cobertura dessa população-alvo e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60% a 90% a incidência do câncer”, diz Cristiane.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a capacitação dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) também vai fortalecer e aprimorar os procedimentos que já são realizados na rede.

A realização dos exames preventivos é o método principal e mais amplamente utilizado para rastreamento do câncer do colo do útero. As mulheres de 25 a 64 anos, com vida sexual ativa, fazem parte do grupo-alvo do programa de rastreamento.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.