Programa Patrulha Escolar vai atender escolas municipais de Cabo Frio

Lançamento do novo modelo de patrulhamento será na segunda (28), às 9h, na Escola Municipal Edilson Duarte

Alunos da rede municipal de Cabo Frio vão contar, a partir da próxima semana, com o ‘Programa Patrulha Escolar’, parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. O novo modelo de patrulhamento vai atender os cerca de 41 mil estudantes divididos entre 90 unidades escolares do primeiro distrito e de Tamoios. O lançamento vai ocorrer na segunda-feira (28), às 9h, na Escola Municipal Professor Edilson Duarte (Jardim Caiçara).

O programa, que será implementado em parceria com o 25⁰ Batalhão de Polícia Militar, atuará auxiliando na intermediação em situações de risco para crianças e adolescentes. Entre elas estão questões familiares, abusos, situações de violência ou vulnerabilidades em geral.

Diante algum relato de aluno, a equipe diretiva da unidade escolar poderá entrar em contato com os policiais militares, que deverão analisar a situação e, se necessário, tomar as medidas cabíveis. Tais medidas podem incluir o acionamento de órgãos de proteção, como o Conselho Tutelar, a Vara da Infância e da Juventude ou até mesmo a própria Delegacia de Polícia.

A equipe, formada pelos cabos da PM Robson Costa e Andrea, terá à disposição um telefone específico para contato direto com as diretoras das unidades escolares. Ainda de acordo com os agentes, haverá palestras com alunos e professores, além da implementação do Conselho Comunitário de Segurança Escolar (CCSE).