Programação do Agosto Lilás terá atividades em Tamoios e Campos dos Goytacazes nesta semana

Atividades integram a programação pelo mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher em Cabo Frio

Nesta semana, duas atividades marcam a continuidade da programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Equipes da Superintendência dos Direitos da Mulher, vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Cabo Frio, vão ministrar um curso em Campos dos Goytacazes, e também promover um encontro com a rede de atendimento de Tamoios.

Nesta terça-feira (22), Ludmila Roque, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Cabo Frio (Ceam Polo), referência na Região dos Lagos, vai ministrar um curso de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, dentro do módulo da Rede de Atenção e Proteção Social nas Políticas Públicas de Assistência Social e Saúde. O curso acontece a partir do convite da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres e do Ceam de Campos dos Goytacazes.

Já na quarta-feira (23), a partir das 14h, acontece o “Chá com a Rede Tamoios”, que será realizado no Ceam Rosa da Farinha, inaugurado em março deste ano. A mediação será feita pelas equipes das unidades do Ceam e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). O objetivo do encontro é reunir a rede local de Tamoios para promover o intercâmbio de experiências, abordar o fluxo de atendimento, além da apresentação dos dados estatísticos e das atividades do Comdim.

Na próxima semana, na terça-feira (29), a partir das 10h30, acontece o seminário “Experiências Interdisciplinares e a Lei Maria da Penha no Campo de Estágio”, para apresentação individual das estagiárias do curso de Serviço Social: reflexões sobre o campo de estágio, perfil das assistidas e avaliação. A atividade acontece no Palácio das Águias, no Centro da cidade.

No dia seguinte, na quarta (30), das 13h às 17h, na Praça Porto Rocha, acontece um encontro com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha. Haverá ainda apresentações culturais e artísticas, além de orientação jurídica, saúde da mulher, e roda de conversa.

Para fechar a programação, outras duas atividades. Na quinta (31), no auditório da Prefeitura, às 9h, acontece a reunião “Trabalhamos para que as Mulheres tenham uma vida sem violência”, com a rede de enfrentamento à violência contra a Mulher; e a aplicabilidade da lei Maria da Penha, que vai apresentar as políticas públicas da Superintendência dos Direitos da Mulher, como o Grupo Reflexivo do Homem; os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceams) Polo, no Braga, e Rosa da Farinha, em Tamoios; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); bem como os parceiros Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).

Encerrando a programação do mês, na quinta (31), acontece uma aula magna sobre a Lei Maria da Penha, em dois horários: às 9h e às 18h, na Universidade Veiga de Almeida, ministrada pelas técnicas do Ceam, a coordenadora Ludmila Roque, e a psicóloga Ana Paula Santos.