Projeto “Cidade Jovem” vai propiciar vivência de alunos da rede municipal em ambiente governamental

No projeto, que foi apresentado nesta quarta-feira (17), jovens estudantes poderão experimentar um dia ao lado de gestores municipais

Em busca de propiciar aos alunos das escolas municipais a experiência de atuarem, por um dia, como gestores do governo municipal, a Prefeitura de Cabo Frio lançou o projeto Cidade Jovem. O projeto foi apresentado na manhã desta quarta-feira (17), no gabinete da Prefeitura de Cabo Frio, em reunião com diversos secretários municipais.

A atividade vai ensinar aos jovens o funcionamento da máquina administrativa municipal, mostrando o dia a dia de um secretário no ambiente de trabalho e os desafios da gestão do município.

O projeto foi apresentado aos alunos de todas as escolas do município no começo do mês de novembro, onde os professores puderam debater sobre os equipamentos públicos; seu estado de conservação; o que seria interessante se construir nas localidades citadas, entre outros. Também foi conversado sobre a organização política de uma cidade, além do reconhecimento dos direitos e cumprimento das obrigações de um cidadão.

A partir dos debates em sala de aula, vinte e cinco alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram selecionados a partir de um concurso de redação, no qual desenvolveram o tema: “Como posso melhorar minha cidade?”. O tema está ligado ao aniversário de Cabo Frio, que no último dia 13 de novembro comemorou 406 anos de fundação. O texto foi dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

O projeto culmina no dia 26 de novembro, quando os alunos vencedores passarão o dia inteiro atuando junto ao titular do órgão governamental em ações administrativas das respectivas secretarias. No final do mesmo dia, será realizada uma cerimônia simbólica de posse em frente à Prefeitura de Cabo Frio, onde será entregue um certificado de participação e uma camisa alusiva ao projeto.

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.