Projeto Cidade Jovem vai selecionar alunos para atuar como gestores municipais de Cabo Frio por um dia

Estudantes da rede municipal escolhidos em concurso de redação serão empossados em novembro

O Projeto Cidade Jovem vai proporcionar novamente aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio da rede municipal de Cabo Frio um dia inteiro como gestores municipais nos cargos de prefeito, vice-prefeito, chefia de gabinete, Controladoria e Procuradoria Geral, além das 17 secretarias e das duas autarquias municipais (Comsercaf e Ibascaf). Acompanhados pelos titulares das pastas, eles terão a oportunidade de conhecer a estrutura da gestão pública e se familiarizar com o dia a dia das demandas dos setores.

A atividade, que retornou ao calendário de atividades da Secretaria de Educação em 2021, teve início na primeira gestão do prefeito José Bonifácio, entre os anos de 1977 e 1982.

A seleção dos ocupantes das cadeiras administrativas da Prefeitura vai ocorrer por meio de um concurso de redação, marcado para o mês de outubro, e organizado pelas unidades escolares. Os alunos produzirão os textos com o tema “Democracia é cidadania quando…”, em consonância com o Programa Direito e Cidadania, que acontece em parceria com a Câmara Municipal e a Secretaria de Educação.

A cerimônia de posse dos jovens, que acompanharão os gestores durante a rotina de atuação nas pastas, será em novembro. No encerramento das atividades, os alunos participarão de um coquetel de confraternização seguido da entrega de certificados.

“Estamos, pelo segundo ano consecutivo, cumprindo com os objetivos firmados pela gestão do prefeito José Bonifácio, de reconstruir Cabo Frio. A Secretaria de Educação tem se empenhado e projetos como esse, que promovem cidadania e que aproximam os alunos do poder público, têm acontecido. É gratificante ver o envolvimento de todos para que a educação pública em Cabo Frio seja tão boa ou melhor que a oferecida na rede particular”, comentou a secretária de Educação, Elicéa da Silveira.