Projeto Orla, em Cabo Frio, inicia programação de oficinas e debates

Trabalhos vão tratar futuro das orlas da cidade e seguem até a próxima sexta-feira (29), no Malibu Palace Hotel

As oficinas de planejamento participativo do Projeto Orla tiveram início nesta segunda-feira (25), no Malibu Palace Hotel, em Cabo Frio. Os trabalhos são voltados para pessoas que vivem, trabalham e pensam nas orlas da cidade, e são desenvolvidos com metodologias de construção de diagnóstico, classificação e formulação de cenários. A programação vai até a próxima sexta-feira (29).

Na cerimônia de abertura, o prefeito José Bonifácio agradeceu aos envolvidos na realização do projeto, e citou uma ideia que teve no início do governo, que seria a de criar uma pasta para cuidar especificamente das orlas da cidade.

“Nossas orlas são tão importantes que, no início do governo, pensei em criar uma Secretaria só pra cuidar delas. Cabo Frio tem as praias mais belas do Brasil, e que possamos ser um município exitoso naquilo que a gente consiga implementar, a partir deste momento tão importante”, disse o prefeito José Bonifácio.

O Projeto Orla funciona como um canal de diálogo entre diversos grupos sociais, governamentais e não governamentais, o que permite a identificação dos problemas e das prioridades de forma participativa, subsidiando a ação da administração pública através de seu Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI).

As oficinas continuam nesta terça-feira (26), com a descrição e classificação dos trechos e identificação dos problemas e potencialidades dos locais. Na quarta-feira (27), será realizado um trabalho de campo, com construções dos cenários e perfis, e complementação de informações. A consolidação do trabalho de campo continua na quinta (28), com ações e diretrizes, e termina na sexta (29) com a continuação das discussões.

O Projeto Orla em Cabo Frio contempla quatro Unidades de Paisagem (UPs), distribuídas da seguinte forma: UP1 – Praia do Forte (do Forte de São Matheus até o Foguete, limite com Arraial do Cabo); UP2 – Praia do Peró (do Pontal do Peró até o final da Praia das Conchas); UP3 – Praias de Tamoios (do limite com Casimiro de Abreu, na Praia do Pontal até a Praia Rasa, limite com Armação dos Búzios), e UP4 – Canal do Itajuru (margem da sede do Município, desde a Boca da Barra até a Praia do Siqueira).

A próxima oficina será realizada de 21 a 23 de setembro, e vai culminar com uma audiência pública que tem previsão para ser realizada no dia 12 de dezembro de 2022.