Projeto “Pioneiros” tem inscrições prorrogadas até a próxima sexta (2)

Estudantes de 15 a 18 anos do ensino médio da rede municipal de ensino de Cabo Frio têm até a próxima sexta-feira (2) para se inscreverem no projeto “Pioneiros”. A ação é uma iniciativa da Prolagos em parceria com a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência Pedagógica (Suped) e da Coordenadoria-Geral de Ciência, tecnologia e Inovação. Serão selecionados 30 estudantes.

De acordo com a proposta da concessionária, de forma prática os jovens irão aprender sobre diferentes áreas da empresa e sobre os serviços de infraestrutura e saneamento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação. O projeto ainda pretende contribuir para a redução da evasão escolar no ensino médio, já que a participação do aluno fica condicionada à frequência na instituição de ensino.

Para participar, os alunos devidamente matriculados no Colégio Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e Rui Barbosa, na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, no Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp e na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho devem ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição, disponível no site da concessionária por meio do link http://twixar.me/rBh1.

“A participação dos estudantes numa dinâmica de projetos e de mentoria é fundamental para o contato com o mercado de trabalho, para a formação dos estudantes, para a compreensão dos problemas do cotidiano e da comunidade na qual estão inseridos”, avaliou a superintendente pedagógica, Cláudia Brito.

Além da ficha de inscrição, é necessário escrever uma carta de apresentação de até uma página informando porque deve ser um dos 30 selecionados (as) para o projeto e no ato da inscrição enviar também cópia atualizada do histórico escolar bem como comprovante de matrícula da instituição de ensino de que o aluno está matriculado.

Pioneiros | Como funciona

O projeto é estruturado em várias etapas como workshops, atividades de campo e mentoria. A partir das instruções fornecidas pela empresa, cada estudante terá que elaborar um projeto que solucione um problema ou que contribua para a melhoria dos sistemas de saneamento no seu bairro.

Os workshops terão temas variados e durante a realização os estudantes terão oportunidade de conhecer diferentes profissões e carreiras de forma aplicada. Os doze encontros ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, com carga horária total de 48h, na sede da concessionária Prolagos, situada à Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, quadra 20 – Lote 9, bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia.

O projeto começa no dia 20 de agosto e a cerimônia de encerramento está prevista para o final de outubro de 2019. Os participantes terão direito a vale-transporte; kit boas-vindas com mochila, caneta, caderno, squeeze; café da tarde.

Os projetos serão apresentados pelos alunos a um comitê de executivos da concessionária, que irá escolher as três melhores ideias que concorrerão ao Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea – categoria Jovens Pioneiros, no qual concorrem participantes de todo o Brasil. Os indicados serão anunciados na cerimônia de formatura, com os familiares presentes. Todos os concluintes recebem diplomas de ‘Pioneiros da Saúde’.

Os três projetos finalistas do prêmio nacional serão convidados a participar da cerimônia de premiação organizada pela Aegea, em São Paulo (ou outro local a definir), com todas as despesas pagas. Ao final do projeto, as produções selecionadas serão premiadas.