Quiosqueiros receberão capacitação do Programa Bandeira Azul

Atividade será na terça (21) de janeiro, às 9h, no Paradiso Peró Praia Hotel

A Comissão Municipal de Manutenção do Bandeira Azul vai promover capacitação para proprietários e responsáveis pela cozinha de quiosques, restaurantes e hotéis da Praia do Peró sobre correta forma de atuação na manipulação de alimentos, higiene, segurança e condutas gerais. A atividade será ministrada pelos profissionais da Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Meio Ambiente, na terça (21), às 9h, no Paradiso Peró Praia Hotel.

De acordo com a Coordenação do programa, após o treinamento, os estabelecimentos terão um período para adequações e será realizada nova fiscalização pela equipe. Quem não cumprir as determinações sofrerá as penalidades previstas no código da Vigilância Sanitária.

Na tarde desta quarta-feira (15), a Comissão concluiu a primeira intervenção na orla do Peró numa operação realizada por agentes da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Obras, de Serviços Públicos, de Meio Ambiente, da Associação de Quiosques bem como da Coordenação Municipal do Programa Bandeira Azul. O objetivo da iniciativa é atender algumas solicitações da Coordenação Nacional sobre as instalações dos banheiros, limpeza e manutenção dos quiosques.

Recolhimento de óleo

Além da vistoria, a Coordenação promoveu uma reunião com o quiosqueiros para tratar do correto descarte de óleo de cozinha usado. Ficou acordado que cada unidade terá um galão próprio de recolhimento – de 20, 30 ou 50 litros – e, a partir da próxima semana, será feito o cadastro junto a uma empresa especializada e certificada pelo Inea para atuação nesse segmento. Segundo a Coordenação, a medida facilita a comprovação do “recolhimento de forma adequada e de que o óleo não está sendo despejado na rede de esgoto”.