Rede de Atenção Básica em Saúde de Cabo Frio avança nos atendimentos no último bimestre

Novo modelo de gestão proporcionou crescimento de mais de 50% nas consultas realizadas nos Postos de Saúde

Acolher e compreender o anseio de cada paciente. Por meio dessa forma de atendimento, aderido por cada profissional na rede de Atenção Básica em Saúde cabo-friense, que foi possível avançar nos serviços realizados no último bimestre. Em toda a rede, houve um crescimento de 53,39% de visitas domiciliares no mês de novembro, o equivalente a 35.387 atendimentos. Já as consultas de enfermagem aumentaram 46,21%.

A eficiência das execuções dos serviços de saúde está no plano de metas da atual gestão. Atualmente, a Estratégia em Saúde da Família (ESF) possui 36 equipes em 27 unidades físicas e seis Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“O primeiro ano de governo em Cabo Frio foi marcado pela ampliação na cobertura das equipes de Saúde da Família, que passaram de 23 para 36, além da implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e reforma das unidades. Agora estamos focados em trazer eficiência nos serviços prestados à população, melhorando o atendimento e acolhimento do usuário”, explica a secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Francislene Casemiro.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da população buscar os cuidados preventivos nos Postos de Saúde e manter o cadastro atualizado para auxiliar no atendimento.

“Frisamos a importância do atendimento primário a população, orientando para que cada cidadão procure a principal porta de entrada de acesso aos serviços de saúde: os Postos de Saúde do bairro. Ainda temos muito que avançar e estamos abertos para escutar e acolher cada paciente”, disse o secretário de Saúde, Janio Mendes.