Roda de Conversa e performance de artista plástica marcam segundo dia da 32ª Semana Teixeira e Sousa, em Cabo Frio

Evento vai até o dia 28 de fevereiro com vasta programação

O segundo dia da 32ª Semana Teixeira e Sousa contou com uma roda de conversa literária, com a presença do prefeito José Bonifácio, e declamação de poesias na Tenda Cultural, que está montada na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. No mesmo local, a Feira Literária, que conta com a participação das entidades do segmento e de autores locais, também foi um dos pontos altos da programação. No fim da tarde, no palco da Tenda Cultural, foi a vez da artista plástica Fava Silva apresentar a performance “Demarcação: Uma força que nos alerta”.

A 32ª Semana Teixeira e Sousa começou nesta terça-feira (21), com apresentações culturais realizadas no início da tarde desta terça-feira (21), na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. O evento vai até o dia 28 de março e conta com vasta programação, promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura. O tema deste ano é “De Teixeira e Sousa a Milton Nascimento – A Travessia Poética na Semana Literária”.

Criada por meio da Lei Municipal nº 1106/91, a Semana Teixeira e Sousa faz parte do calendário oficial do município desde 2012 e passou a constar também no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, pela Lei Estadual nº 6.290/12.

A programação continua. Confira:

Quinta-feira 23/03

• 15h – Contação de História com Maravilhas Bonecas, na Tenda Cultural;
  • 16h – Oficina Poética – “Milton, Teixeira e Eu: a Travessia da Poesia em Corações de Estudantes”, com Andrea Rezende, na Tenda Cultural;

Jardim Esperança
15h – Projeto Circulê trabalhando o livro “Teixeira e Sousa Para Crianças”, da autora Rosana Andréia, na Escola Municipal E. I. Prof. João Trajano Bandeira Caixeiro, bairro Monte Carlo.

Sexta-feira 24/03

• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa;
  • 18h – Conversa com Octavio Perelló, sobre o tema: “A experiência da escrita, o objetivo de publicar e o objeto do mercado”, na Tenda Cultural;
  • 21h – Show com Caio Batalha: “(En)Canta Milton”.

Sábado 25/03

• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa;
  • 21h – Companhia Musical Acorde Maior apresenta: “Milton: Nascimento, Encontros e Despedidas.”

Casa de Cultura José de Dome (Charitas)

• 18h – ALACAF: Painel temático, sarau festivo com música e poesia.

Domingo 26/03

• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa
  • 20h – Baile Charme e Slam: “Ecoando Vozes Negras” – Artistas cabo-frienses expressam na rua, as suas artes inspiradas nas obras Teixeira e Souza e Milton Nascimento.

Palácio das Águias

• 16h – Painel Literário – “A grande mídia e os movimentos populares”, com as jornalistas Clarissa Souto e Pétala Cormann.

Segunda-feira 27/03

Programação somente para alunos

Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Sousa
Manhã e tarde

• Apresentação do documentário: “A Cor Do Vil – Uma Experiencia Educacional” e roda de conversa com o documentarista Flávio Lima;
  • Bate-papo sobre trançamento, com Vitor Pires;
  • Workshop de tranças com a Michele de Carvalho;
  • Grafite com Bia Vieira.

Palácio das Águias

• 19h30: Lançamento do livro: “O Primeiro Romancista Brasileiro Recebe Uma Mensagem Secreta para Comunicar A D Pedro ll”, de José Correia Baptista;

Terça-feira 28/03

• Das 15h às 15h30: “Vinícius Santa Rosa em Poesia”, na Tenda Cultural;
  • 16h: Roda de conversa com editores, coletivos literários e autores, na Tenda Cultural;
  • 17h30: Apresentação Coral Escola Teixeira e Sousa, sob a regência de Susana Cazaux e José Vinicius Sampaio;
  • 20h30: Encerramento com Samba das Matas.

Palácio das Águias

• 19h: Mesa de encerramento: Painel Literário “Uma Análise Filológica do Romance o Filho do Pescador”, com Arivaldo Sacramento e Fernanda Felisberto.
  • 20h: Entrega da Comenda Teixeira e Sousa aos homenageados.