“Sala de Sensações” é tema de atividade durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Espaço foi apresentado aos alunos da Escola Municipal Prof.ª Alfredina Oliveira Francisconi

Os alunos da Escola Municipal Prof.ª Alfredina Oliveira Francisconi, no bairro Parque Eldorado, participaram da atividade “Sala de Sensações”, em razão da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. O local foi preparado para que os alunos pudessem usar os sentidos durante o percurso.

Os alunos foram direcionados às experiências sensoriais com os olhos vendados para contato com tecidos de texturas diferentes, espuma, areia, pedra, corda, plástico bolha, bolinhas de isopor e pneu, que foram utilizados para simular a rotina de alguém que não possui a visão.

Os professores trabalharam com os alunos o tato, paladar, e olfato, utilizando sabores diversos, aromatizador de ambientes e fitilhos colados no teto. Desta maneira, ao passarem pelo local puderam sentir na pele a textura, quando tocassem nos mesmos.

“Foi enfatizado aos alunos, durante a atividade, que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla não é uma semana de comemoração, mas de conscientização e respeito às pessoas com deficiência, entendendo que nossa construção como seres humanos acontece quando convivemos com as diferenças”, comentou a diretora da unidade escolar, Simone Trindade.