A equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental promoveu um ciclo de atividades para os voluntários da Fundação São Agostinho (Funsag) e jovens que participam do projeto “Turma do Sítio”, no bairro de São Jacinto. Os eventos foram realizados nesta terça (17) e quarta (18).
SAIBA MAIS
Saúde de Cabo Frio participa de Campanha Nacional contra a gripe
Atenção Básica amplia programação nos postos para marcar Dia Mundial da Saúde
CEREST promove Encontro Regional de Saúde do Trabalhador
Os servidores promoveram palestras sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, abordando temas como os fatores históricos e sociais que auxiliaram a adaptação do mosquito nas áreas urbanas, a biologia da espécie, as doenças que são transmitidas pelo vetor (dengue, febre amarela, zika e chikungunya) e a importância da participação de toda a sociedade na prevenção e combate a esse mosquito.
Também foi feita uma palestra sobre o controle de pombos na comunidade; uma oficina de Educação em Saúde Ambiental com as crianças atendidas pelo projeto “Turma do Sítio”, além do trabalho de campo da equipe, que visitou residências promovendo ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti.
“A iniciativa foi um sucesso e a resposta dos voluntários da Funsag e das crianças atendidas pelo projeto foi muito boa. Desta forma, podemos dar sequência ao nosso trabalho de conscientização e combate ao Aedes aegypti em toda a cidade”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental do município, Andreia Nogueira, que ao lado do médico Paulo Campos, coordenador do Combate a Vetores do Departamento de Vigilância Sanitária, coordenou a equipe em São Jacinto.
Saiba mais sobre a Funsag
A Funsag é uma ONG que, baseada nos conceitos de inclusão-cidadania-esperança-ecologia, oferece desde cursos profissionalizantes até aulas de reforço e outras atividades para crianças e adolescentes. A Fundação Santo Agostinho (FUNSAG) inaugurou no dia 1º de setembro de 2009 o projeto “Turma do Sítio”, que consiste em dar apoio moral e educacional, além de dignidade às crianças carentes da comunidade de São Jacinto, em Cabo Frio e adjacências.
A instituição tem um espaço cultural bem diversificado com aulas variadas de dança, música, artes cênicas, culinária, esporte, informática e oficinas com diversas atividades que fazem parte do projeto “Aprender Brincando” ensinando à criança a arte de aprender com conceitos educacionais de ética, moral, cidadania, solidariedade e ecologia, o que trará benefícios para a sua vida pessoal e profissional.
Participam do projeto crianças de 6 a 14 anos, e a equipe que atende a essas crianças e jovens é composta por voluntários. O projeto prioriza a estrutura familiar, formando uma base sólida e segura, por meio de um sistema educacional de qualificação.