Saúde de Cabo Frio capacita multiplicadores para enfrentamento ao coronavírus

OMS decreta pandemia e Secretaria de Estado do Rio publica medidas preventivas contra o Covid-19

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio capacitou nesta quinta (12) profissionais de saúde para que sejam multiplicadores de medidas de prevenção no enfrentamento ao coronavírus. A medida se deve à extensão que a doença vem alcançando, o que, inclusive, fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse pandemia na tarde de quarta (11). A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) também publicou ações preventivas no Diário Oficial. Até o momento, o estado possui 88 casos suspeitos e 13 confirmados.

De acordo do o Departamento de Saúde Coletiva, as unidades de urgência e emergência estão capacitadas para fluxo de organograma, acolhimento de pacientes e notificação.

Segundo o decreto estadual, entre as medidas que poderão ser adotadas em casos suspeitos, o documento prevê isolamento; quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver.

Por outro lado, a SES confirmou o primeiro caso de transmissão local de coronavírus, o que passou o estado para o nível 1 do Plano de Contingência, que “prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual”.

O paciente é um homem, de 72 anos, da cidade do Rio de Janeiro. A esposa dele, de 68 anos, também testou positivo para a doença. Ambos estão em isolamento domiciliar e apresentam quadro de saúde estável.

Assim, a organização de resposta do plano de contingência da SES está estruturada da seguinte forma:
Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.
Nível de Ativação 1 – Transmissão autóctone de Coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
Nível de Ativação 2 – Transmissão sustentada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
Nível de Ativação 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no Nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. E, ainda, quando a rede de atendimento definida for incapaz de atender à demanda. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

Medidas de prevenção
– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
– Utilizar álcool em gel nas mãos

O que fazer em caso de suspeita
Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:
– Cubra o rosto com máscara cirúrgica
– Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
– Siga as orientações dos profissionais de saúde
– Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.