Saúde de Cabo Frio define nova metodologia de distribuição de medicamentos de uso contínuo

Reunião entre o secretário de Saúde e equipe farmacêutica aconteceu nesta quarta-feira (12); a partir de maio, os usuários passarão a contar com o novo programa “Medicamentos em Casa”

O secretário de Saúde, Janio Mendes, se reuniu, nesta quarta-feira (12), com a equipe coordenadora do setor de Farmácia, para tratar do novo programa de distribuição de medicamentos de uso contínuo, o “Medicamento em Casa”.

A medida é mais um grande passo para a saúde cabo-friense e um avanço da gestão da Secretaria, que busca expandir e promover os cuidados preventivos na rede de Atenção Básica.

A nova logística permitirá que o usuário cadastrado receba o remédio no conforto do lar, evitando gastos com deslocamento ou até atrasos para retirá-lo nas unidades.

Segundo o secretário de Saúde, a nova dinâmica irá contribuir ainda para o acompanhamento do paciente e para o controle de estoque e distribuição nominal.

“Levantamento realizado mostrou que muitos pacientes cadastrados não retiram os medicamentos ou não pegam na data. Isso é um impacto no cuidado com a saúde desse cidadão. Vamos acompanhar o paciente em todo o processo. Além disso, a expectativa é um controle melhor no estoque e na distribuição”, diz Janio.

Com a implantação do novo sistema de distribuição, haverá ainda a reorganização estratégica da farmácia de forma regionalizada. Isso permitirá um melhor controle do acompanhamento dos pacientes diabéticos e hipertensos do município.

A primeira área a ser contemplada será a região das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Peró, Jardim Caiçara, Gamboa e Caminho de Búzios, com início previsto no mês de maio.

As regionais da farmácia, para qualquer demanda necessária sobre esse programa ou retirada de remédio caso o paciente não esteja em casa, serão as ESFs Boca do Mato, Jacaré, Tangará, Manoel Corrêa, Vila do Sol, Praia do Siqueira, Cajueiro e Itajuru.

A expectativa é expandir o programa para os bairros Monte Alegre, Porto do Carro, Jardim Peró, Caminho de Búzios, Guarani e Palmeiras ainda este ano.