Projeto faz parte do Programa Saúde da Mulher e Rede Cegonha do Ministério da Saúde
Com o objetivo de promover informação sobre saúde da mulher e gestacional e fortalecer o vínculo com as pacientes, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio realiza rodas de conversa sobre Educação Perinatal nas unidades da Atenção Básica.
A iniciativa faz parte do Programa Rede Cegonha e Saúde da Mulher, projetos do Ministério da Saúde a que o município aderiu. O acolhimento das pacientes é realizado pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da unidade; do Programa de Saúde da Mulher e Educação Permanente em Saúde (EPS).
Os temas abordados são: pré-natal e autocuidado, educação sexual e reprodutiva, parto e pós-parto e cuidados com recém-nascido.
De acordo com a responsável pelo programa, Cristiane Sampaio, promover conhecimento e educação sobre saúde também uma ação preventiva.
“A troca de informações entre as gestantes; o acolhimento e interação com a equipe e a informação sobre a gestação, parto e pós-parto fazem com que as pacientes tenham mais segurança de passar por todo esse processo de forma tranquila e segura. Além disso, educação em saúde é prevenção. Para um gestação saudável e parto sem complicações é importante acompanhamento pré-natal”, diz a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISMCA) e da Rede Cegonha, Cristiane Sampaio.
Para participar, basta estar cadastrada no posto de saúde do bairro em que mora e iniciar o pré-natal na unidade, que as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) farão contato e acolhimento. Os grupos são abertos ao público e para acompanhantes.