Saúde de Cabo Frio vai ampliar tratamento terapêutico complementar

Os serviços começam a ser disponibilizados para a população a partir de fevereiro

Com o objetivo de agregar aos tratamentos e cuidados preventivos convencionais à saúde, a Prefeitura de Cabo Frio formou o núcleo de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) para ampliar o acesso a esse serviço para a população.

O município ofertará procedimentos de Práticas Integrativas como naturopatia, acupuntura, auriculoterapia, cristaloterapia, ozonioterapia, florais, meditação, reiki e barra de access. O tratamento será realizado de acordo com a avaliação do profissional de saúde.

A secretária de Saúde, Erika Borges, se reuniu com a coordenadora técnica, Terli Ferreira, e o coordenador científico, Antonio Paiva para, além de formar o núcleo de PICS, tratar sobre as capacitações dos profissionais de saúde para a ampliação dos atendimentos. De acordo com a secretária, a partir de fevereiro o serviço passará a ser ofertado gradativamente para a população.

“A medida visa complementar o atendimento psicológico e toda assistência já oferecida pelo município, principalmente neste período pandêmico”, diz Erika Borges.

As PICS foram iniciadas em 2020 somente para os profissionais de saúde que atuavam na linha de frente do enfrentamento à covid-19. Em 2021, a Secretaria de Saúde implantou uma sala para realização destes procedimentos no Posto de Atendimento Médico (PAM), em São Cristóvão. O agendamento da consulta e atendimento para os profissionais continuam e podem ser feitos diretamente no PAM.

“Esta proposta de trabalho será um feito inédito tanto para a cidade de Cabo Frio como também para todo o Estado do Rio de Janeiro. Devido sua amplitude de práticas incorporadas ao SUS, busca a prevenção das doenças e o autoconhecimento do indivíduo através das práticas naturais, trazendo assim o reequilíbrio do corpo e da mente”, explica a coordenadora técnica, Terli Ferreira.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.