Saúde na Praça e Café Científico marcam a Semana da Enfermagem em Cabo Frio

Eventos levaram serviços de saúde para a população e promoveram encontros entre os profissionais para estimular ações que contribuam para a qualificação do trabalho na rede pública

A Semana da Enfermagem está acontecendo em Cabo Frio com uma extensa programação para homenagear e valorizar estes profissionais que se dedicam diariamente aos cuidados dos pacientes. A celebração é referente aos Dias Internacional da Enfermagem (12 de maio) e do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (20 de maio).

A primeira ação aconteceu na segunda-feira (15), com a inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Esperança. Na terça-feira (16), foi a vez o evento “Dia D – Saúde na Praça, que atendeu 239 pessoas com os procedimentos de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar A equipe vacinou ainda 253 pessoas contra o vírus da gripe influenza, 130 contra a covid-19 bivalente e quatro pessoas com a covid-19 monovalente.

Foram ofertadas também marcações de exames citopatológicos de colo de útero e mamografias, resultando em 54 encaminhamentos. Já a equipe de saúde nutricional realizou 64 atendimentos e distribuiu ainda kits com salada de fruta e suco natural.

Na quarta-feira (17), foi o momento para tratar estratégias e estimular ações que contribuam para a qualificação do trabalho na rede pública de saúde cabo-friense. O Café Científico apresentou trabalhos e teve ainda exposição pela Comissão Municipal de Controle de Infecção em Estabelecimentos de Saúde (Comcies). O prêmio ficou para a enfermeira Luíza Lourenço, que apresentou a temática “Restrição do movimento da coluna no atendimento pré-hospitalar: evidência de uma conduta rotineira.”

No mesmo dia, aconteceu a entrega oficial do moderno Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) para a população de Tamoios.

Até o próximo sábado, dia 20, haverá ainda confraternizações e homenagens na rede de Atenção Básica e nos Hospitais Municipais.