Secretaria de Estado suspende LIRAa de abril devido ao coronavírus

Em Cabo Frio, prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro suspendeu o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), que seria realizado em abril. Com periodicidade trimestral, a ferramenta monitora o mosquito, permite identificar, de forma rápida, locais mais críticos e com predominância de foco do vetor e norteia as ações a serem executadas. Em Cabo Frio, a prefeitura intensifica o combate e a previsão é de que o Guarani receba a equipe na quinta (30).

A medida consta da Nota Informativa 9/2020 e uma nova data ainda será definida pelo estado. De acordo com a bióloga Andreia Nogueira, responsável pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, ações de enfrentamento ao aedes são realizadas em paralelo às iniciativas de prevenção à covid-19.

“Vivemos tempos em que precisamos agir em várias frentes, seja no combate ao coronavírus ou ao aedes. As ações são importantes e em todas elas precisamos da atuação incessante da população para o êxito das medidas”, reforçou Andreia.

Segundo ela, cerca de 170 agentes, divididos entre o primeiro e o segundo distritos, atuam em mutirões nas ruas, em visitas domiciliares externas e com intensivo educativo sobre as formas de combate ao mosquito: como proceder nas ações de limpeza em casa, do quintal, não deixar ao tempo qualquer recipiente que possa acumular água, entre outras medidas. A previsão é de que o Guarani, na quinta (30).

Ovo, larva e mosquito aedes aegypti
[Fonte: Governo do Estado do Rio]

O ovo do Aedes aegypti é bem escuro e é menor que um grão de areia, por isso é muito difícil enxergá-lo. É depositado pela fêmea do mosquito nas paredes dos criadouros, próximo à superfície d´água.

A partir dos ovos, nascem as larvas, que vivem na água. Elas têm tamanho reduzido, aproximadamente o de uma cabeça de agulha de costura, e dificilmente se vê onde estão. Não gostam de luz forte, por isso, ao abrir a caixa-d´água, por exemplo, elas fogem para cantos sombreados.

Com medidas de limpeza uma vez por semana, os ovos são impedidos de se transformarem em mosquitos, que têm em média o tamanho de um grão de arroz.