Secretaria de Obras faz reparo de ruas por toda a cidade

Desde o começo da gestão do prefeito Dr. Adriano Moreno, há quase um mês, a Secretaria de Obras tem avançado bastante no trabalho de reparo de equipamentos urbanos pelo município. As equipes da Secretaria estão nas ruas todos os dias para atender as demandas mais críticas e fazer um mapeamento da situação em que se encontram as vias.

Durante esse período, problemas crônicos foram solucionados, como um vazamento de esgoto que persistia há vários meses no bairro Manoel Corrêa, Ruas das Dunas e na Rua 7. O entupimento das redes de drenagem é outra questão que vem sendo tratada pela Secretaria. Na Rua do Forno, no Jardim Esperança, foi feita a desobstrução das manilhas com o uso do caminhão de vácuo. Já na Rua Mestre Vivim, no Marlim, foi necessária a troca de 68 metros de manilha para acabar com o entupimento na rede, que alagava a parte lateral da rua.

A Secretaria também vem tratando como prioridade o serviço de tapa-buracos, principalmente nas ruas e avenidas que têm tráfego de veículos pesados. Na Avenida Teixeira e Souza, uma equipe fechou uma grande saliência que havia na pista e causava perigo aos motoristas. Em outros pontos da cidade, tem sido feito o mesmo serviço.

Ao todo, até o momento, foi feita limpeza em 16 poços de visita (usados pela equipe da Secretaria para inspecionar a rede subterrânea) e em 17 manilhas. Foram trocados 72,5 metros de manilhas quebradas e construídas duas caixas de ralo e três poços de visita. Houve ainda a substituição de dois tampões de ferro; a religação de esgoto sanitário em cinco casas e reparos na pavimentação de logradouros. De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia Flávio Scali, todos os trabalhos estão documentados por meio de relatórios.

“Estamos visando à economicidade no uso dos recursos públicos, com registros fotográficos e relatórios para documentar o trabalho. O objetivo é ter um controle maior das ações, de modo que o serviço fique mais afinado e a gente possa efetivamente acompanhar as ações em tempo real”, explica o engenheiro.